Ubatuba em foco

“Delírios de comissionado”

Corsino Aliste Mezquita
Em matéria publicada por “Ubatuba Víbora”, aos 15-12-06, sob o título “SERVIDORES PETISTAS DEFENDEM ADMINISTRAÇÃO EDUARDO CÉSAR” e, creditada à Sra. Bárbara Silva, o Sr. José Pinto de Souza Americano, responsabiliza-me pela ruptura da coligação “PT-Eduardo de Souza César”. A matéria também foi publicada pelo semanário “A Cidade”, de 16-12-06, pg. 02. Desta vez sem crédito à autora.
Posso informar, ao Comissionado, Sr.José Pinto de Souza Americano, que, em quase dois anos de administração, nunca conversei com o Sr. Vice-Prefeito, com ele tive canais de comunicação, ou a mais insignificante influência. Nunca fiz pose para partido político. Nunca soube ou me importei com o fato, se o PT ou outros partidos, gostavam ou desgostavam de minha pessoa ou de minhas atitudes. Preocupei-me em ser honesto, cumpridor do meu dever e, dentro de minhas forças, eficiente na realização dos encargos que me foram encomendados. Sendo fiel à verdade sou obrigado a afirmar que, nos cargos de direção ocupados por mim e, nos quatro anos e quatro meses que estive Secretário de Educação, alguns dos filiados ao PT, comigo partilharam de programas e conselhos e bastante elogiaram, publicamente, a transparência, dedicação, honestidade e as explicações dadas para os assuntos da administração. Há sintomas que são essas qualidades que vem incomodando alguns dos participantes da atual administração.
Vossa Senhoria deve estar apoiando suas afirmativa em “BOATOS”, “DELÍRIOS DE COMISSIONADO”, “TEMORES A PERDER AS SINECURAS E OU BOQINHAS”, caso as adaptações camaleônicas não tenham êxito. Não existem realidades factuais para o que afirma sobre minha pessoa e as influências sobre o PT.
Sua fidelidade partidária é de tais dimensões que, além de desqualificar a inteligência dos filiados ao PT, sobre alguns de seus membros, mais destacados, joga lama sem, antes, se olhar no próprio espelho.
Se o Sr. Vice-Prefeito ou outros petistas foram influenciados por algum de meus escritos não terão se apoiado em “boatos”, como Vossa Senhoria afirma. Não publicamos boatos. Apenas refletimos sobre fatos reais facilmente comprováveis nos contratos, nas obras deles decorrentes, nos atrasos injustificados, na falta de planejamento, nos custos, no uso indevido dos veículos da Secretaria Municipal de Educação e, em outros fatos que por aí correm documentados e que Vossa Senhoria conhece em detalhes, os vive intensamente e os saboreia em profundidade. Não precisa, o PT, apoiar-se em minhas informações. Possui conhecimentos mais amplos e documentados que os que minhas reflexões posam esclarecer.
Sua afirmativa sobre: “...a terceirização da merenda, que hoje é um sucesso absoluto”, também está fora da realidade. Está mal informado. Não tem visitado as escolas e ouvido: diretores, professores e pessoal da cozinha. Essas fontes falam em “escassez”, “fracasso”, “precariedade”, “absurdo de preço”, “falta de controle das refeições servidas”, etc... etc. Dia 07-12-06, uma mãe de aluno, da EE Maria Alice Alves Pereira, (Marafunda) reclamou para o Sr. Prefeito em programa da Rádio costa Azul, sobre a precariedade e má qualidade da merenda. Não teve resposta.
Comissionado, Sr. José Pinto de Souza Americano, Vossa Senhoria, procura, para a ruptura com o PT, responsáveis externos à administração municipal, e, seu chefe, para a expulsão do PL. São fatos “nunca antes” acontecidos, em Ubatuba, simultaneamente. Não está na hora de pegar as diretrizes de governo, publicadas na campanha política, e verificar as causas da ruptura e da expulsão?
Restando algum senso de autocrítica os textos serão indicativos. Lá constará o não cumprimento do prometido, as traições, as ingratidões. Olhando para a história destes dois anos passados poderão lembrar as agressões gratuitas do burgomestre e alguns de seus acólitos, os processo caluniosos e apoiados em chicanas, as difamações de cidadãos honestos, os procedimentos para receber títulos de cidadão e outras honrarias e as mentiras constantemente propaladas como se verdades fossem. Frente a essas atitudes a paciência dos políticos e dos partidos acaba e os efeitos aparecem.
Podem também se perguntar. Quais as causas existentes para pessoas qualificadas e honestas abandonarem o barco da administração? Por que tantas substituições de secretários, assessores e comissionados? Os responsáveis dessa diáspora são os boateiros ou a incapacidade do administrador? Os administradores antes de atribuir responsabilidades a terceiros devem se olhar no próprio espelho. Cedo ou tarde as calúnias, as traições, os individualismos geram conseqüências e o demônio do poder patrocina expulsões, brigas e rupturas. Este escriba não é sócio desse demônio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu