Promessas...

Recordar é viver (Primeira de uma série)
Matéria enviada pela prefeitura e publicada no dia 29 de janeiro de 2005, um sábado.

Reurbanização da avenida Iperoig irá receber sugestões da comunidade


Anteprojeto de revitalização da avenida será transformado em maquete que ficará exposta no pátio da Prefeitura

Um grande projeto que vai alterar profundamente a região central de Ubatuba, nas proximidades do mar, voltou a ser discutido essa semana na Prefeitura Municipal. A reurbanização e revitalização da Avenida Iperoig, que durante dois anos foi idealizada e planejada por um grupo de urbanistas voluntários da cidade vai agora ganhar uma maquete para que toda a comunidade também possa participar de sua elaboração final com propostas e sugestões.
O anteprojeto, que já tem sinal verde do Dade – Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias –, de onde deverão vir os recursos para sua execução, está agora sob a responsabilidade de um grupo formado pelos secretários municipais de Arquitetura e Urbanismo, Meio Ambiente, Turismo e Obras. “É a primeira vez que um grande projeto como esse envolve várias secretarias, numa demonstração de que a participação é o melhor caminho para construirmos a cidade que todos desejamos”, lembra o secretário de Arquitetura, Sidney Giraud, um dos urbanistas voluntários que está nesse projeto desde o seu início.

Novo traçado

Segundo Sidney Giraud, uma parte desse grande projeto – Avenida 9 de julho até a Praça Capricórnio – já foi concluída e agora a proposta é a reurbanização da avenida Iperoig, desde a Praça Capricórnio até o Farol dos Pescadores. E essa revitalização, segundo o anteprojeto, inclui desde um novo traçado do sistema viário, até uma nova proposta paisagística, com grandes áreas de lazer e esporte, com quadras poliesportivas, núcleos de playgrounds, sanitários, palcos para eventos culturais, além de uma nova identidade visual.
“Com essa reurbanização teremos um centro revitalizado, moderno e extremamente valorizado”, explica Sidney Giraud, lembrando que essa área da cidade há muito tempo reclama de atenção. “Trata-se de uma área nobre da cidade, com muitos atrativos para os turistas, que precisa, urgentemente receber benfeitorias”, afirma lembrando, porém, que o interesse maior que deve reger todas essas alterações deve ser o do município como um todo e não o de meia dúzia de pessoas.

Participação da comunidade

A maquete, que deverá estar concluída em 30 dias, ficará exposta no pátio da Prefeitura para que todos possam ter uma idéia mais clara das benfeitorias que aquela região central irá receber com esse projeto. A comunidade poderá participar, com sugestões entregues no Gabinete do Prefeito, até 15 de março. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu