Manchetes do dia

Quinta-feira, 28 / 12 / 2006

Folha de São Paulo:
"Governo pune overbooking e proíbe novos fretamentos"
Temendo um novo caos nos aeroportos no Réveillon, o governo federal anunciou ontem que não permitirá mais a prática de overbooking (vender mais bilhetes do que assentos disponíveis) e proibiu novos fretamentos de aviões. Mas nem o ministro Waldir Pires (Defesa) nem representantes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que participaram de uma reunião de emergência ontem, detalharam o alcance das medidas e, muito menos, a eficácia delas para o feriado. Para as operadoras de turismo, a decisão é inócua. (...)


O Globo:
"Caos aéreo: governo proíbe vôos fretados"
O governo proibiu ontem, por tempo indeterminado, que as empresas aéreas do país marquem novos vôos fretados. Segundo o ministro da Defesa, Waldir Pires, a medida foi adotada depois que auditoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostrou que a TAM sonegou informações sobre as fretamentos na época do Natal, o que o ampliou o caos dos aeroportos.A companhia disse que informou sobre todos os vôos. Pires afirmou que foi aprovado o 'overbooking' na TAM e prometeu punição severa. Além disso, o sistema da TAM ficou fora do ar por 33 minutos, causando filas de manhã.


O Estado de São Paulo:
"Governo ameaça empresas áreas com 'sanções graves'"
O ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou ontem que empresas aéreas cometeram "faltas graves", em fretamento e overbooking, e anunciou que elas sofrerão sanções. Overbooking é a venda de mais passagens do que o número de assentos no avião. As sanções serão "multas financeiras", segundo Pires. Ele não respondeu sobre a possibilidade de cassação de concessões.Participaram ontem de reunião sobre a crise representantes dos Ministérios do Turismo e da Casa Civil, do comando da Aeronáutica, da Infraero e da Anac. As empresas não foram chamadas porque, segundo Pires, era uma "reunião de governo" - elas também têm um encontro amanhã com membros do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vinculado à Aeronáutica.Na reunião de ontem foi decidido que "nenhum novo fretamento de aviões será feito" e que "não será possível tolerar overbooking de empresa nenhuma". Não está decidido o que ocorrerá com fretamentos já contratados ou passagens em excesso já vendidas.


Correio Braziliense:
"Ação para garantir vôos chega atrasada"
O governo decidiu ontem proibir as companhias aéreas de fazer novos fretamentos de aviões para viagens neste fim de ano. Mas a determinação anunciada pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, como forma de amenizar a confusão nos aeroportos às vésperas do reveillon, veio tarde demais. Isso porque as empresas de turismo definem os pacotes de viagem e costumam acertar a contratação dos chamados vôos charters com bastante antecedência. Por isso, a previsão é de mais transtornos no ano-novo. "O que tinha de ser fretado já foi", desabafou José Zurquim, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. "Essa decisão do ministro não existe." Pires confirmou que foi constatada a prática de overbooking - venda de assentos já ocupados - na TAM. "Vamos aguardar o término da auditoria", disse. "Mas adianto que haverá sanções sérias."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu