Manchetes do dia

Segunda-feira, 11 / 12 / 2006

Folha de São Paulo:
"Morre ditador chileno Pinochet"
O ditador chileno Augusto Pinochet Ugarte, que governou o Chile entre 1973 e 1990, depois de ter dado um golpe que derrubou o socialista Salvador Allende, morreu no início da tarde de ontem, aos 91 anos, em decorrência de "uma crise cardíaca múltipla", segundo informou o médico Juan Ignacio Vergara. Ele estava internado no Hospital Militar de Santiago desde o último dia 3, depois de ter sofrido um infarto. Pinochet será sepultado amanhã sem funeral de Estado nem luto nacional, apenas com honras militares. "O governo autorizou bandeiras a meio pau nos recintos do Exército e em suas unidades militares", disse o porta-voz do governo chileno, Ricardo Lagos Weber.


O Globo:
"Pinochet morre sem ser julgado e não terá honras"
O general Augusto Pinochet, que comandou, de 1973 a 1990, uma das ditaduras mais sangrentas da América Latina, morreu em Santiago, aos 91 anos, sem enfrentar julgamentos por violações de direitos humanos e enriquecimento ilícito. Uma das vítimas de seu governo, a presidente Michelle Bachelet, cujo pai foi torturado e morto pelo regime militar, não decretou luto oficial pela morte do ex-ditador, que será cremado amanhã, em cerimônia sem honras de chefe de Estado.


O Estado de São Paulo:
"Morre Pinochet"
O ex-ditador chileno Augusto Pinochet morreu ontem à tarde, aos 91 anos, no Hospital Militar de Santiago. Ele estava internado desde o dia 3, quando teve um enfarte do miocárdio e um edema pulmonar. Assim que a notícia de sua morte foi anunciada, cerca de 4 mil pessoas saíram às ruas da capital chilena para comemorar. Diante do hospital, um grupo se reuniu para manifestar pesar pela morte, entrando em confronto com jornalistas. O embate foi contido pela polícia.


Correio Braziliense:
"Adeus sem acerto de contas"
O ex-ditador Augusto Pinochet passou os últimos anos de vida acuado por acusações de genocídio. Tortura, seqüestro e corrupção. No entanto, nunca respondeu pelas denúncias colecionadas nos 17 anos em que comandou com mão-de-ferro o Chile. Impune, mas no ostracismo, Pinochet morreu aos 91 anos, cercado apenas por alguns familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu