Manchetes do dia

Quarta-feira, 06 / 12 / 2006

Folha de São Paulo:
"Pane em rádio fecha três aeroportos"
Falha no sistema de rádio suspendeu vôos com origem em Brasília, Congonhas e Confins. Aeronáutica não descarta sabotagem e quer que a PF investigue o caso. Uma pane inédita no sistema de rádio do Cindacta-1 voltou a provocar ontem atrasos de vôos e tumultos nos aeroportos, principalmente na capital, em São Paulo e no Rio. No começo da noite, a Anac informou que determinou às empresas aéreas a suspensão de todos os vôos com origem nos aeroportos de Brasília (DF), Congonhas (SP) e Confins (MG) a partir das 19h30 de ontem, exceto aqueles da ponte aérea Rio-São Paulo. No final da noite, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro José Carlos Bueno, e o ministro da Defesa, Waldir Pires, anunciaram que a pane no centro de Brasília estava resolvida e que a expectativa é que hoje a situação seja normalizada.


O Globo:
"Falha em rádios provoca a maior pane da aviação civil"
O país viveu ontem o maior caos da história da sua aviação civil. Duas panes no Cindacta 1, principal centro de controle do tráfego aéreo, impediram a comunicação por rádio entre torres e aviões, paralisando todos os aeroportos do Sudeste e do Centro-Oeste por três horas, à tarde. A falha provocou atrasos de quase todos os vôos e o cancelamento de todas as decolagens noturnas de três dos maiores aeroportos, Congonhas (SP), Brasília e Confins (MG), repletos de passageiros. A Aeronáutica abriu investigação e não descarta a possibilidade de sabotagem. "Nunca houve um colapso aéreo desta magnitude no país", afirmou o presidente da Anac, Milton Zuanazzi. Para ele, não há como prever quando o sistema voltará ao normal.


O Estado de São Paulo:
"Aeroportos têm novo caos e FAB suspeita de sabotagem"
Uma pane nos equipamentos de rádio que fazem a comunicação entre o centro de controle de vôo de Brasília, o Cindacta 1, e aviões provocou ontem novo apagão aéreo. Foram suspensos por mais de quatro horas, em dois períodos, todos os vôos controlados pelo Cindacta 1. A primeira pane ocorreu entre 9 a 10 horas, quando apenas 13 das 20 freqüências de rádio estavam funcionando. A segunda foi entre 13 e 16 horas, quando todas as freqüências do Cindacta 1 ficaram inoperantes. Os reflexos foram sentidos em todos os aeroportos. Às 19h30, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) solicitou às empresas a suspensão de todos os vôos que partiam dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Juscelino Kubitschek, em Brasília, e Confins, em Belo Horizonte. A Aeronáutica acionou a Polícia Federal para investigar se houve sabotagem de equipamentos no Cindacta 1. A suspeita se deve ao fato de hoje haver audiência na Câmara para discutir o controle de vôo no País e sua desmilitarização.


Jornal do Brasil:
"Pane põe vôos em risco e há suspeita de sabotagem"
O tráfego aéreo entrou em colapso por causa de uma pane do equipamento de controle do Cindacta. Os aviões perderam o contato com o aeroporto de Brasília e pelo menos um saiu da rota. A Aeronáutica abriu inquérito para apurar suposta sabotagem. "Nunca houve um dia como este na aviação brasileira", disse o presidente da Anac.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu