Manchetes do dia

Sexta-feira, 01 / 12 / 2006

Folha de São Paulo:
"Câmbio faz economia crescer só 0,5%"
O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,5% do segundo para o terceiro trimestre, e o resultado praticamente enterra as esperanças do governo de atingir a meta de expansão de 3,2% da economia neste ano. As principais travas foram o real forte - que estimula as importações e segura as exportações- e a agricultura, que se recuperou um pouco neste trimestre, mas teve desempenho ruim no primeiro semestre.


O Globo:
"PIB indica crescimento abaixo de 3% este ano"
O desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre confirmou as expectativas de especialistas e será insuficiente para alcançar o crescimento de 3,2% pretendido pelo governo. De julho a setembro, o PIB do país expandiu-se apenas 0,5%, contra os três meses anteriores. Segundo o IBGE, para atingir o resultado projetado pelo governo será preciso ter um crescimento de 5,2% no fim do ano. Para economistas, o país, no entanto, não chegará a crescer 3%, o que o deixará novamente quase na lanterna da América Latina, com desempenho superior apenas ao Haiti. Na Nigéria, o presidente Lula disse que não pensa mais no resultado da economia deste ano: "Agora só penso para frente".

O Estado de São Paulo:

"PIB sobe 0,5% e confirma baixa taxa de crescimento"
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro manteve no terceiro trimestre o crescimento fraco que vem desde os anos 80: em relação ao trimestre imediatamente anterior, o aumento foi de apenas 0,5%. Na comparação com o terceiro trimestre de 2005, a expansão foi de 3,2%. Crescem as apostas no mercado de que o PIB este ano não crescerá mais do que 3%. Para muitos analistas, é provável que fique abaixo disso. O consumo das famílias, o componente mais importante do PIB, continuou a expandir-se no ritmo moderado em que se mantém há três anos. Os números divulgados ontem pelo IBGE trazem, no entanto, uma boa notícia: os investimentos cresceram 6% no acumulado do ano, puxados pela importação de bens de capital e por uma expressiva recuperação da construção civil - esta favorecida pelo crédito maior disponível. Outro destaque do PIB foi a agropecuária, que cresceu 7,8% em relação ao mesmo trimestre de 2005, resultado bastante influenciado pelo café e pela cana. A indústria cresceu 3,2% no terceiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2005.


Correio Braziliense:
"PMDB fecha apoio a Lula"
Por aclamação, partido decide participar do governo de coalizão. Estrategicamente, os peemedebistas não falaram em cargos. Na África, o presidente comemorou a decisão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu