Ubatuba em foco

Centro de Convenções? Para quando?

Corsino Aliste Mezquita
Pode-se ler, na revista publicitária oficial dos “treze títulos RESGATANDO” e “quinze INOVANDO”, publicada com motivo do aniversário da cidade, texto sobre o futuro!.. futuro!... futuro!...”Centro de Convenções”.


“A construção do Centro de Convenções”

“A construção do Centro de Convenções, que representa a realização de um antigo sonho da classe empresarial, está em fase de licenciamento ambiental. O centro de convenções será uma grande obra que vai atrair um nicho específico do mercado turístico, inserindo Ubatuba no roteiro do turismo empresarial e de negócios.”(SIC).Pg. 18.

O texto é ilustrado com foto ou arte da “perspectiva artística da fachada”.
Texto, conteúdo e fotografia são futuristas. Perspectivas de futuro. “Esperança ou crença numa coisa provável ou desejada, embora distante.”(Dicionário Larousse).
Texto e ilustração perspectiva são indicativos da falta de realizações acabadas para serem apresentadas à comunidade. Não é só o Centro de Convenções que é um projeto de futuro. Ilusão acalentada como antigo sonho. Outros textos e fotografias existem, na revista, que também são sonhos e que continuarão, como sonhos, no futuro.
Que se pretende com isso? Supostamente há intenções ocultas para iludir os incautos e faze-los acreditar em grandes realizações da atual administração. Projetos grandiosos que, neste momento de apertos econômicos, são irrealizáveis.
Nada temos contra o Centro de Convenções.Consideramos, entretanto, ser um projeto questionável para ser realizado pela administração municipal e com recursos públicos. O município tem outras prioridades mais urgentes, necessárias e seguras para promover e apoiar o turismo. Obras e ações de sua responsabilidade e que não estão sendo realizadas satisfatoriamente.
O Centro de Convenções é obra de grandes dimensões e que deverá ser discutida, avaliada, analisada sua utilidade, ponderados seus custos de construção, manutenção e os riscos de não existir retorno. Dúvidas, sobre sua viabilidade, existem. Não podemos perder de vista que temos uma estrutura viária interna deplorável, as rodovias de acesso são precárias e o aeroporto acanhado e pouco equipado, o atendimento à saúde deficiente e carente de estrutura hospitalar adequada, etc. etc... Vivemos num mundo de teleconferências e congressos virtuais que, cada vez mais progredirá, dispensando centros de convenções, dos quais, o Mundo, já está saturado. Alguns deles dando sérias dores de cabeça aos municípios que os construíram sem antes fazerem uma pesquisa de mercado. Construir o Centro de Convenções não significa, necessariamente, “que vai atrair um nicho específico do mercado turístico, inserindo Ubatuba no roteiro de turismo empresarial e de negócios”. Atração e inserção exigem profissionalismo administrativo e técnicas de mercado que não tem sido, e não estão sendo, características das administrações municipais. Nossos homens públicos manifestam propensa tendência ao apadrinhamento e à ineficiência.
Sem atribuir responsabilidades a quaisquer que seja solicitamos, dos eventuais leitores, uma reflexão isenta sobre as histórias desenvolvidas, nos últimos tempos, por algumas entidades dominadas pela política local. É só reflexão e análise individual de cada um. Sem comentários deste escriba.
EMDURB- Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba. Falida e em extinção.
FUNDART- Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.
COMTUR- Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba.
Terminal Turístico do Perequê-Açu.
Santa Casa de Misericórdia do Senhor dos Passos de Ubatuba.
De acordo com seus conhecimentos, o leitor, poderá acrescentar outras entidades influenciadas pelo poder político ou dele dependentes.
Observará mais problemas que soluções. Todas são deficitárias, estão endividadas e com sérios desfalques de caixa. Problemas motivados por administrações ineptas, incompetentes e, às vezes, desonestas. Agora, num exercício futurístico, projetemos todas essas mazelas para o futuro Centro de Convenções. Caso, o amigo leitor, não acredite que poderá sofrer dos mesmos vícios, registrarei algumas pérolas já pronunciadas sobre o assunto.
-Litoral Virtual de 1°-12-05, o Sr. Secretário de Turismo prometeu: “a construção do Centro de Convenções, com investimento de 1,5 milhão de reais e inauguração em agosto de 2006”. Sem comentários!
-O mesmo Secretário de Turismo, no AGITO de 28-07-06, pg 03, afirma: “fechamos o acordo para o início das obras do centro de convenções”. Teria esquecido da promessa anterior?
-No texto comentado: “está em fase de licenciamento ambiental”.
Podemos apreciar que resgataram a incoerência. Inovaram no desencontro das declarações.
O “Centro de Convenções” está seguindo o caminho do “Centro de Triagem”. Lembram dele?. Ninguém deve lembrar. A população já não presta atenção às promessas da Prefeitura. Motivou, este escriba, a transcrever o poema de Vinícius de Moraes: “A CASA”. Como “A CASA” e o Centro de Triagem, o “Centro de Convenções”, “está sendo feito, com muito esmero, na Rua dos BOBOS, número zero”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu