Melhor não arriscar

Intenção de viajar de avião tem forte queda em novembro

Agência Estado
Rio - A crise no setor aéreo afetou fortemente a expectativa dos consumidores, que estão desistindo de fazer viagens de avião. É o que mostra o resultado da Sondagem das Expectativas do Consumidor divulgado ontem. Dados do levantamento atestam que o porcentual de entrevistados que têm intenção de recorrer a viagens aéreas nas próximas férias ficou em 35,7% em novembro. Esse foi o pior resultado da série histórica da pesquisa, iniciada em 2002.
O cenário era bem diferente em períodos anteriores. O coordenador de Sondagens Conjunturais do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), Aloisio Campelo, informou que, no mês de outubro, esse porcentual era de 45,2%. "Foi o melhor resultado da série histórica da pesquisa", disse. Em novembro do ano passado, a parcela de entrevistados com intenção de recorrer a vôos era de 40,2%.
"Alguma coisa aconteceu, realmente, e causou grande impacto nas intenções dos consumidores. Não se sai do melhor cenário para o pior cenário de um mês para o outro", disse Campelo. Ele admite que a recente crise do setor aéreo, o acidente com o avião da Gol e as operações-padrão dos controladores de tráfego aéreo influenciaram no resultado da pesquisa. "Certamente, a crise toda do setor, com os atrasos (de vôos), levou a isso", disse.
Esse cenário, porém, ajudou a elevar a intenção daqueles que pretendem sair de férias usando outro tipo de transporte. De outubro para novembro, a parcela dos consumidores que desejam viajar de carro passou de 31,9% para 37,1%. No mesmo período, o porcentual dos que pretendem viajar de ônibus subiu de 9,5% para 10,3%.
O economista admitiu, no entanto, que a situação do setor aéreo também conduziu a uma grande incerteza para o consumidor, com relação ao que fazer em sua viagem de férias. De outubro para novembro, a parcela dos consumidores que disseram não saber qual tipo de transporte utilizaria para viajar cresceu de 12,6% para 17,7%. (Alessandra Saraiva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu