Manchetes do dia

Sábado, 25 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Governo prevê PIB menor e corta gasto"
Em seu quinto relatório de acompanhamento orçamentário, o governo reduziu outra vez a previsão oficial para o crescimento econômico, promoveu novo corte de gastos e deu sinais de que a meta fiscal será cumprida com dificuldades. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto era de 4,5% no início do ano. Depois, caiu para 4%, 3,7% e, no documento de ontem, 3,2% -ainda acima dos 2,95% projetados pelo mercado.


O Globo:
"Caos aéreo derruba militar que chefiava controladores"
O presidente Lula decidiu substituir o comando do Departamento do Controle de Espaço Aéreo (Decea), ao qual estão subordinados os centros de controle de tráfego aéreo, para tentar aliviar a tensa relação entre a Aeronáutica e os controladores. O diretor-geral do departamento, brigadeiro Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, e seu vice, major-brigadeiro Ailton dos Santos Pohlmann, foram exonerados ontem. Vilarinho é contra a entrada de mais civis no sistema de tráfego aéreo e foi um dos oficiais que determinaram o aquartelamento de controladores, que acabou resultando em nova operação padrão e mais atrasos. No lugar de Vilarinho assume, interinamente, o major-brigadeiro Paulo Hortênsio Albuquerque Silva. Ontem, os vôos voltaram a atrasar mais do que a média dos últimos dias.


O Estado de São Paulo:
"Prefeituras incham quadro de funcionários"
Em apenas um ano, o de 2005, as prefeituras expandiram em 5,4% seu quadro de pessoal, que passou de 4.521.579 pessoas para 4.767.602, aponta a Pesquisa de Informações Básicas Municipais, divulgada ontem pelo IBGE. A expansão foi maior - 80% - no número de terceirizados e temporários; entre os admitidos com carteira assinada houve queda de mais de 35%. Em relação a 1999, o número de trabalhadores a serviço das prefeituras no ano passado teve aumento de 38,8%. Para o economista e geógrafo François Bremaeker, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, a expansão é explicada pelo número e complexidade de encargos assumidos pelos municípios, em áreas como segurança e saúde. O especialista em contas públicas Raul Velloso sugere cuidado na análise dos números. "Se o município paga sua dívida e respeita a Lei de Responsabilidade Fiscal, em princípio não há como criticar", disse.


Correio Braziliense:
"Cai o chefe dos controladores"
A crise nos aeroportos levou a Aeronáutica a afastar do posto o tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, que comandava 2,7 mil operadores de vôo no país. Ministério Público decidiu formar força-tarefa para vistoriar as condições de trabalho nos centros de controle de tráfego aéreo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu