Manchetes do dia

Sábado, 11 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Empreiteiras lideram doação eleitoral"
Empreiteiras de diversos Estados do país foram as principais doadoras das campanhas vitoriosas ao Congresso Nacional entre as empresas cujo ramo de atividade pode ser identificado nas prestações de contas dos eleitos entregues à Justiça Eleitoral. No total, 254 deputados e 15 senadores declararam terem recebido ao menos R$ 24,1 milhões desse setor.
Papel central nas eleições presidenciais deste ano, o Bolsa Família agora tranca a pauta de votações do Senado e vem causando constrangimento ao governo. A base aliada terá de tomar a impopular medida de negar a concessão de uma 13ª parcela do benefício aos assistidos pelo programa. O objetivo da oposição é caracterizá-lo como eleitoreiro. Em setembro, o senador Efraim Morais (PFL-PB) apresentou projeto de lei criando a medida. O objetivo era provar que a oposição não queria acabar com o Bolsa Família, como dizia a campanha petista. A matéria tramita em regime de urgência.


O Globo:
"Após as eleições, buracos voltam a tomar estradas"
Nada menos que 66,2% dos trechos de estradas federais que passaram por obras da Operação Tapa-Buracos, anunciada com alarde no início do ano eleitoral, já estão com problemas. Em grande parte delas, as chuvas e o tráfego intenso jogaram no ralo cerca de R$ 440 milhões em obras emergenciais, feitas em alguns casos sem licitação, que já desmoronaram. Um exemplo é a BR-265, que liga Barbacena a São João del-Rei, em MG; os buracos estão reabertos, provocando riscos para motoristas. O Dnit diz que a operação cumpriu os objetivos e que terá mais R$ 2 bilhões em 2007. Em SP, o Ministério Público pediu a prisão de dirigentes do órgão.


O Estado de São Paulo:
"Lucro da Petrobras já passa de R$ 20 bi"
O lucro da Petrobras nos primeiros nove meses do ano foi de R$ 20,7 bilhões, valor recorde para o período e 33% maior que o registrado de janeiro a setembro de 2005. O resultado reflete o aumento da produção nacional e as altas cotações internacionais do petróleo, segundo o diretor-financeiro da estatal, Almir Barbassa. O volume de investimentos também foi recorde, alcançando R$ 22,6 bilhões. O lucro do terceiro trimestre, de R$ 7,085 bilhões, ficou abaixo das expectativas de mercado, que calculava a possibilidade de um valor recorde no período, em torno de R$ 8 bilhões. Ainda assim, foi 26% superior ao resultado do mesmo período de 2005. A Petrobras produziu nos nove meses uma média diária de 1,763 milhão de barris de petróleo no Brasil. O diretor-financeiro admitiu, porém, que as empresas não conseguirá cumprir a meta inicial de obter US$ 3 bilhões de superávit este ano.


Valor Econômico:
"Chineses farão carros no Uruguai e miram o Brasil"
Os fabricantes chineses de automóveis chegaram ao Mercosul. A montadora estatal Chery iniciou a instalação de uma fábrica em Montevidéu, em sociedade com a Socma, do grupo argentino Macri. Os primeiro carros chegarão ao mercado em 2007 e já estão sendo acertadas parcerias para fabricação de autopeças no Brasil. O grupo chinês também construirá uma fábrica de componentes na província de Buenos Aires.
Com a montadora no Uruguai, a Chery entra para o regime automotivo do Mercosul e fica isenta da taxa de 35% cobrada de veículos produzidos fora da região. O pré-lançamento dos modelos Tiggo (utilitário) e QQ (compacto) foi feito quarta-feira para os concessionários argentinos.
A fábrica do Uruguai será a primeira da Chery nas Américas - que já vende modelos importados na Venezuela. O investimento no complexo automotivo do Mercosul será de US$ 100 milhões. A chinesa terá 51% do capital e a Socma, 49%. A fábrica terá capacidade para produzir 25 mil veículos por ano na primeira etapa (três anos) e cem mil na segunda. O plano é abrir depois uma montadora também na Argentina. Pelas regras do Mercosul, o índice de nacionalização dos veículos será de 40% no primeiro ano, 50% no segundo e 60% no terceiro.
"Por enquanto começamos aqui, mas asseguro que no futuro vamos para o Brasil", disse ao Valor Yin Tongyue, diretor do projeto Mercosul da Chery. A Chery Automobile Co., fundada em 1997, é uma das maiores montadoras da China, com patrimônio de 10 bilhões de yuan (US$ 1,27 bilhão). É controlada pelos governos da cidade de Wuhu e da província de Anhui (Sudeste da China), tem 13 mil empregados e exporta para 53 países. Tem fábricas no Irã, Egito, Rússia e Malásia. Sua produção está crescendo 80% este ano e a projeção é atingir mais de 1 milhão de veículos em 2010.

Comentários

Unknown disse…
Sou do Porto Seco de Uruguaiana, gostaria de saber o contato da Chery em Montevideu e na Argentina.

Martha Martins
mmartins@eadisul.com.br

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