Manchetes do dia

Quinta-feira, 09 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Caos no Iraque derrota Bush; secretário da Defesa renuncia"
Depois de seis anos de George W. Bush no poder, os norte-americanos recorreram ao voto de protesto para recolocar o sistema político do país nos eixos e mandar um recado ao presidente republicano de que a avaliação que fazem de seu mandato hoje é negativa. Assim, a vitória dos democratas em pelo menos uma das Casas do Congresso foi mais a derrota dos republicanos do que a opção pela oposição.


O Globo:
"Ação de Bush no Iraque é reprovada e Rumsfeld cai"
Após sofrer uma derrota histórica na Câmara dos Representantes, que volta a ser controlada pelos democratas depois de 12 anos, o presidente George W. Bush afastou do governo um dos principais artífices da guerra do Iraque, o secretário de Defesa Donald Rumsfeld. Bush reconheceu que o resultado da eleição traduziu a frustração dos americanos com as ações no Iraque: "Eu também estou frustrado. Gostaria que isso tivesse sido resolvido rapidamente". Além d recuperar no mínimo 29 assentos na Câmara, os democratas conseguiram tomar seis governos estaduais dos republicanos. O controle do Senado está indefinido por apenas uma cadeira.


O Estado de São Paulo:
"Bush é derrotado e Rumsfeld cai"
A vitória do Partido Democrata na eleição de terça-feira causou ontem a primeira vítima no gabinete do presidente George W. Bush. Pressionado pelo descontentamento dos americanos com a guerra no Iraque, o secretário de Defesa e um dos principais estrategistas de conflito, Donald Rumsfeld, renunciou - e teve a demissão confirmada pouco depois por Bush. Para substituí-lo, o presidente designou Robert Gates, que dirigiu a Agência Central de Inteligência (CIA) entre 1991 e 1993, durante a administração de George Bush pai. Pela primeira vez desde 1994, os democratas retomaram a maioria da Câmara dos Representantes, conquistando até ontem à noite 229 cadeiras, enquanto os republicanos obtinham 196; 10 cadeiras ainda estavam indefinidas. Faltava a confirmação do resultado da eleição para senador na Virgínia - algo que pode levar semanas - para que os democratas consolidassem também o controle do Senado. Eles passaram também a governar 28 dos 50 Estados, o que normalmente representa significativa vantagem, em corridas presidenciais. Logo após o anúncio do resultado das urnas, a futura presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, passou a indicar que exigiria mudanças na condução da guerra.


Correio Braziliense:
"Xi! Encolheram Bush..."
O homem mais poderoso do mundo sofreu uma derrota histórica. Nas eleições para o Congresso, uma espécie de referendo sobre os dois primeiros anos do segundo mandato de George W. Bush, os aliados do presidente foram massacrados pela oposição. Depois de 12 anos, o Partido Democrata recuperou a maioria na Câmara dos Deputados. E conseguiu reequilibrar as forças no Senado. "Foi uma paulada", reconheceu Bush. O recado das urnas é inequívoco: os americanos estão insatisfeitos com a administração republicana. Principalmente por causa da desastrada intervenção no Iraque. Com a perda de poder no Legislativo, o presidente terá muitas dificuldades pela frente nos dois últimos anos de governo. O desfecho, em 2008, poderá ser inusitado: a eleição de uma mulher para a Presidência dos Estados Unidos. A senadora democrata Hillary Clinton desponta como forte candidata.
... E ainda aposentaram Rumsfeld - Logo após confirmado o fiasco de Bush nas eleições parlamentares, a primeira baixa. O secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, pediu demissão. Ele foi um dos principais artífices da guerra no Iraque.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu