Manchetes do dia

Quinta-feira, 02 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Caos aéreo deve durar até domingo"
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, previu ontem que a situação dos aeroportos deverá estar praticamente normalizada até domingo, a partir das medidas tomadas pelo governo. "No domingo, estaremos no limiar da regularidade, no mínimo teremos melhoras muito grandes e estaremos de volta às condições anteriores", disse ele, apesar de expectativas muito menos otimistas de outras áreas de governo e dos próprios controladores de vôo.
O presidente do sindicato de controladores aéreos, Jorge Botelho, estimou, após reunião no Ministério da Defesa, que a situação deve demorar ao menos mais dez dias. Segundo ele, a melhora só será possível com o remanejamento de controladores. "Não tem jeito. A população tem de se adequar. A aviação cresceu, mas a estrutura não." O sindicalista disse ainda que outros Estados poderão ter problemas. "Estamos cobrindo um setor e descobrindo outro."


O Globo:
"Caos em aeroportos cresce, mas não há solução à vista"
A primeira medida de emergência para tentar solucionar o caos nos aeroportos às vésperas do feriado de finados não surtiu eleito efeito. Mesmo com o desvio de rotas para desafogar a torre de comando de Brasília, houve tumulto em oito dos principais aeroportos no país. Na capital federal, os atrasos nos vôos chegaram cinco horas. O governo baixou medida autorizando a contratação imediata de 60 controladores sem concurso público, mas estes profissionais ainda precisarão ser treinados. Com isso, a estimativas da Infraero é de que a situação demore até o Natal, pelo menos, para se normalizar.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ampliou em duas horas e meia (até 1h30m da madrugada) o horário de funcionamento do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o mais movimentado do país. O Palácio do Planalto decidiu cancelar a reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), formado por empresários e ministros. O ministro da Defesa, Waldir Pires, alegou que não sabia da gravidade da situação dos controladores.


O Estado de São Paulo:
"Governo se diz refém dos controladores"
A crise nos aeroportos, causada pela operação-padrão dos operadores de vôo, provou irritação e cobranças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Quer dizer que nós estamos reféns dos controladores?", quis saber Lula, durante reunião com assessores, terça-feira, no Planalto. Ele chegou a dar socos na mesa. Além do comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno, estavam presentes os ministros da Defesa, Waldir Pires, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os presidentes da Infraero, José Carlos Pereira e da Agência Nacional de Aviação Civil, Milton Zuanazzi.
Apesar disso, a situação só deve melhorar em dez dias, com a transferência de 15 controladores para Brasília; normalização, apenas no início do ano que vem. Ontem as autoridades do setor cederam às reivindicações dos operadores os procedimentos da operação-padrão serão adotados em todas as operações aéreas no país.


Jornal do Brasil:
"Controladores sem controle"
Em confusa entrevista, o ministro Waldir Pires confessou. "Não sabia que a situação dos controladores de vôo estava quase no limite". Sem saída, o governo decidiu contratar especialistas de forma emergencial. E ampliou o horário de funcionamento do Aeroporto de Congonhas. Nas salas de espera, a irritação imperou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu