Ubatuba em foco

Som ao vivo

Sobre a convocação que o vereador Jairo dos Santos (PT) fez para o debate sobre o projeto que regulamenta o som ao vivo nos estabelecimentos comerciais do município, gostaríamos de nos manifestar com alguns comentários.
No texto, o nobre edil fala em “contemplar os músicos e comerciantes, etc.”.

Sim, claro, mas não seria bom pensar também em contemplar com o sossego o cidadão que habita no entorno, a grande maioria ?
Quanto a “gerar empregos”, ninguém vai perder o seu. A idéia é que poderia haver o som acústico, não amplificado, para os freqüentadores. Assim, os turistas interessados em música ao vivo, terão suas opções atendidas (axé, sambão, pagode, etc) e o resto da população poderá repousar.
A prática anterior, o som amplificado, mais parecia um desafio entre torcidas: cada um aumentava mais o seu volume, até conseguir abafar o som do vizinho.

As noites tornaram-se um verdadeiro inferno para quem só queria descansar, curtir sua merecida e silenciosa noite de sono.
O Rio de Janeiro resolveu este mesmo problema com muita sensatez, e a solução encontrada foi exatamente proibir o som com amplificadores. O raciocínio é simples: o som deve ser ouvido por quem está freqüentando o lugar e não pelo bairro inteiro.
Os moradores do Itaguá e proximidades estarão atentos ao encaminhamento da questão e dispostos inclusive em provocar o Poder Judiciário sobre o assunto, caso julgue necessário.
É bom sempre lembrar que uma cidade que incomoda seus moradores, certamente vai incomodar seus visitantes.


Associação dos Moradores do Alto da Praia Vermelha e Jd. Alice

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu