Turismo



Ubatuba realiza I Festival de Observação de Aves

Este é o primeiro Festival de Observação de Aves, não só de Ubatuba, mas de toda a Mata Atlântica

Teve início nesta sexta-feira, 20, o I Festival de Observação de Aves de Ubatuba, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a iniciativa privada. O evento acontecerá até o dia 17 de dezembro, com safáris fotográficos para amadores e profissionais, cursos de observação, e discussões com autoridades no assunto.
Segundo o coordenador do evento, Carlos Rizzo, o objetivo do Festival é promover essa atividade no município, valendo-se das características naturais que Ubatuba proporciona. "Todos os anos, centenas de observadores de pássaros visitam a cidade, que tem fama de ser uma das melhores do mundo para essa atividade. Isso acontece porque a diversidade da avifauna local é privilegiada. Ubatuba possui uma diversidade de aves equivalente a cerca de 10% das espécies encontradas na América Latina. São cerca de 380 espécies, sendo que 42 são endêmicas, ou seja, só é possível encontrá-las aqui”.
Entre as atividades do I Festival, está um concurso de fotografias, intitulado "Aves de Ubatuba". O concurso é aberto a fotógrafos amadores e profissionais e está dividido em 3 categorias. A primeira chama-se "Registro", em que as fotos são de espécies de difícil observação. A qualidade na imagem deve permitir a identificação da espécie. A categoria "Pousada" é para aves em descanso no ninho, em galhos ou em alimentadores. E a categoria "Em Vôo", em que a ave deve ser fotografada sem manter qualquer contato com o solo. Também vale migrações e revoadas. Cada participante poderá inscrever até três fotografias, sendo uma em cada categoria.Os safáris fotográficos acontecerão em datas programadas, em trilhas espalhadas pelo município. Os participantes poderão utilizar esses safáris com segurança e suporte técnico, com o objetivo de captar imagens, tanto para o concurso fotográfico, quanto para a possibilidade de registrar raridades, aves nunca fotografadas, algumas endêmicas no município.

Mania mundial

A observação de pássaros é uma atividade muito difundida no mundo todo. Segundo Rizzo, a organização de observadores de pássaros Birdlife International (
www.birdlife.org) tem cerca de um milhão de associados. Em Ubatuba, os primeiros passos estão sendo dados para reconhecer a importância dessa atividade que tem o potencial de levar o nome do município para o mundo. Em 2004, foi instituído o Dia Municipal de Observação de pássaros, comemorado juntamente com o Dia Mundial, em 4 de outubro. Nesse dia também é comemorado o Dia da Ave-Símbolo de Ubatuba, o Tangará-Dançador, que tem a bela cor azul claro em seu corpo e o topete vermelho vivo, cores que figuram também na nossa bandeira.
Na temporada passada, um pássaro endêmico que causou sensação foi a Iodopleura Pipra, uma ave que, pousada, não tem grandes diferenciais, mas ao alçar vôo, deixa à mostra uma penugem lilás embaixo das asas.

Para participar do I Festival de Observação de Aves

Os interessados em participar do evento devem ficar de olho na programação abaixo e fazer a inscrição no site
www.avesdeubatuba.com.br, que traz também o regulamento completo do concurso de fotografias.

25 de outubro
Palestra Unitau


28 de outubro
Aniversário da Cidade

04 de novembro
Safari Fotográfico Amador

11 de novembro
Safari Fotográfico Profissional

15 de novembro
Curso de Observação - Sitio Santa Cruz

18 de novembro
Safari Fotográfico Amador

25 de novembro
Safari Fotográfico Profissional

02 de dezembro
Curso de Observação - Rancho Pica-Pau

09 de dezembro
Safari Fotográfico Profissional

17 de dezembro
Avaliação e encerramento - Restaurante Bucaneiros PMU

Ilustração: Calyptura Cristata por Franklin de Oliveira

Comentários

Anônimo disse…
@UBATUBA cidade Fidida! O MALDITO prefeito e o MALDITO DIRETOR DA GUARDA MUNICIPAL de @UBATUBA assim como seus VEREADORES Cegos - deveria colocar os MALDITOS GUARDAS de TRANSITO para varrer, limpar e catar o lixo nas ruas centrais de UBATUBA que fede ... em vez de MULTAR com COVARDIA os poucos e pobres turistas que se arrisca a visitar a nojenta cidade.! Eu sou um desses pobres que nunca mais.! Nunca mesmo!

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu