Opinião

“As lentilhas de Ubatuba”

Corsino Aliste Mezquita
Observadores dos absurdos políticos praticados no ambiente tupininquim, em que felizmente vivemos, não conseguem desvincular os últimos acontecimentos de: “títulos de cidadão”, comendas, rejeições, volta atrás, mordaças na segunda apreciação, pessoas protestando exibindo nariz de palhaço, platéia de comissionados em horário de serviço batendo palmas para apoiar o assinante das portarias...., das cenas bíblicas protagonizadas por Esaú e Jacó. (Gênesis Cap. 25 e 26).
Esaú: “Deixa-me comer um pouco dessa coisa vermelha”(Gen 25 – 30) Estou humilhado, cansado ferido, faminto e sedento de honrarias.
Jacó: “Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura”. (Gen 25 – 31) Necessito de teu apoio. Quero continuar presidente.
Esaú: Eu morro de fome e sede de honrarias. Que me importa dar-te mais esse apoio?.
Foi assim que Esaú vendeu a ética, a honra, a lei, o direito, a cidadania.... por um prato de lentilhas.
Foi assim que, pela mesma “coisa vermelha”, Jacó comprou a primogenitura, digo, a presidência, desprezando os eleitores, o prestígio da instituição, a comenda concedida, e os mais elementares princípios democráticos.
O banquete, a ser preparado com os “dois belos cabritos” retirados do rebanho comunitário, deve acontecer após a retirada dos holofotes. Certamente apoiado pela cegueira dos isaques, os jeitinhos das rebecas e o aplauso dos criados.
Pode acontecer que, por um desastrado azar, de responsabilidade de aloprados, o ágape acabe não dando totalmente certo e alguém, como Jacó, tenha que se exilar em alguma “cidade refúgio” da Mesopotâmia. Lá poderá sentir os efeitos da cartilha aplicada por Busch, no Iraque. Afinal de contas, salvas as diferencias de tamanho e métodos, a lógica da invasão de Iraque e dos títulos de cidadão ubatubense, é a mesma.
Mais uma vez confirma-se. Não há almoço de graça. O prato principal pode ser “essa coisa vermelha” que a tradição tem chamado “um prato de lentilhas”. O pagamento do almoço aceita variáveis em ouro, reais, dólares, comendas e poder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu