Manchetes do dia

Segunda-feira, 30 / 10 / 2006

Folha de São Paulo:
"Lula é reeleito, promete crescimento e pede união"
Em seu primeiro pronunciamento como presidente reeleito, Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar ontem à noite que irá procurar todas as forças políticas do país e que espera contar com a "compreensão dos partidos de oposição".
Acompanhado de ministros e da primeira-dama, Marisa Letícia, Lula disse também que em seu futuro governo dará "preferência" aos pobres. "Agora não tem mais adversário. Agora, o adversário são as injustiças sociais", afirmou. Vestindo uma camiseta branca com a frase "A vitória é do Brasil", o presidente discursou em um hotel de São Paulo.


O Globo:
"Reeleito Lula, governo fala agora no 'fim da era Palocci'"
O presidente Lula foi reeleito com expressiva votação popular, praticamente repetindo 2002 (60,8% agora, contra 61,3% há quatro anos). Mas a geografia do apoio a Lula mudou: se em 2002 venceu em todos os estados (menos Alagoas), agora Lula perdeu em São Paulo, na Região Sul e nos dois Mato Grosso. Seu voto migrou para o Nordeste, onde passou de 61,3% em 2002 para 77% agora. Apesar da derrota de Alckmin, o PSDB, com seis governadores eleitos em estados mais ricos, vai administrar 51% do PIB, contra 8% do PT, que venceu em cinco estados, quatro no Nordeste e um no Norte.
O PFL foi praticamente varrido do mapa eleitoral e governará apenas Brasília. Antes mesmo de abertas as urnas, o coordenador político de Lula, ministro Tarso Genro, anunciou "o fim da era Palocci", com mudanças na economia: "Preocupação neurótica com a inflação sem pensar em distribuição de renda e crescimento, isso terminou." Em seu primeiro discurso após a proclamação dos resultados, Lula disse que manterá "uma política fiscal dura", mas que não quer "um ajuste pesado que faça o povo sofrer". A solução, segundo afirmou, "está no crescimento da economia".


O Estado de São Paulo:
"Lula promete abrir segundo mandato com reforma política"
Numa das eleições mais tranqüilas desde a redemocratização do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reelegeu ontem: com 99,23% das seções apuradas, ele tinha 57.940.392 votos válidos (60,79%). Seu adversário no segundo turno, Geraldo Alckmin (PSDB), tinha 37.370.353 (39,21%). À noite, Lula disse que uma de suas prioridades será promover uma reforma política logo no início de 2007. Segundo os ministros Tarso Genro (Relações Institucionais) e Dilma Rousseff (Casa Civil), também haverá mudanças econômicas. Tarso defendeu metas de crescimento para o País e afirmou que "acabou a era Palocci no Brasil", numa referência à política econômica ortodoxa do ex-ministro da Fazenda. "Taxas baixas de crescimento e preocupação neurótica com a inflação, sem pensar em distribuição de renda, isso terminou", disse Genro. Para Dilma, o governo Lula ingressa numa nova etapa, onde a meta é buscar desenvolvimento econômico. "O primeiro momento acabou". Segundo fontes governamentais, o presidente do Banco Central ficará novamente subordinado ao Ministério da Fazenda, informa Ribamar Oliveira.


Jornal do Brasil:
"Lula promete 1º mundo"
Reeleito com 58 milhões de votos, o presidente Lula prometeu igualar o país aos mais ricos do planeta. "O Brasil vai crescer mais, aumentar a distribuição de renda, será colocado entre os países desenvolvidos do mundo. Cansamos de ser potência emergente". Com uma camiseta de agradecimento aos eleitores, avisou que governará para os mais necessitados: "Os pobres terão preferência".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu