Manchetes do dia

Sexta-feira, 13 / 10 / 2006

Folha de São Paulo:
"PT ataca família de Alckmin e se desculpa"
No dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu sua propaganda eleitoral dizendo que não desejava "baixaria", os sites na internet do PT e de sua campanha divulgaram um boletim com ataques a familiares do tucano Geraldo Alckmin. No final da tarde de ontem, o PT pediu desculpas em nota assinada pelo presidente da legenda e coordenador da campanha, Marco Aurélio Garcia.
Pesquisa Ibope divulgada ontem, a primeira do instituto depois da votação de 1º de outubro, confirma o favoritismo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na largada do segundo turno. Segundo o instituto, o presidente tem hoje 52% dos votos contra 40% de Geraldo Alckmin (PSDB), uma diferença de 12 pontos percentuais. Votariam nulo ou em branco 4% dos entrevistados, e outros 4% ainda estão indecisos. Com esse resultado, Lula se reelegeria presidente com 57% dos votos válidos (descontados brancos, nulos e indecisos). Ele tem 14 pontos percentuais de vantagem sobre Alckmin, que tem 43% dos votos válidos.


O Globo:
"Alckmin diz que Brasil não cresce sem baixar imposto"
O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, criticou o presidente Lula, que, em entrevista ao "Globo" publicada ontem, disse que o país pode crescer sem corte de gastos e sem reformas. Na opinião do tucano, é preciso "pôr o dedo na ferida" na questão fiscal e reduzir impostos, como condição para acelerar o crescimento. "Evidente que o Brasil tem um problema fiscal, que está no centro da questão do crescimento. O país não vai crescer como tem que crescer com uma carga tributária de 38% do PIB", disse Alckmin.
Economistas se dividiram sobre duas declarações de Lula: a de que a economia do país pode crescer 5% e a de que não teria privatizado a Vale do Rio Doce e as empresas de telefonia. Para uns, a queda de juros pode elevar o crescimento, mas para outros as reformas são imprescindíveis. Na questão das privatizações, os argumentos vão de decisão inevitável a perda de ativos importantes.

O Estado de São Paulo:

"Ibope: Lula 14 pontos à frente"
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está 14 pontos à frente de Geraldo Alckmin (PSDB), segundo pesquisa Ibope/TV Globo divulgada ontem à noite. Se as eleições fossem hoje, Lula receberia 57% dos votos válidos e Alckmin, 43% - os votos válidos excluem os nulos e em branco. Foram ouvidos 3.010 eleitores, em 199 cidades do país, entre terça e quarta-feira. A pesquisa também fez uma avaliação da administração federal: 43% consideram o atual governo ótimo ou bom: 33% consideram regular e 20%, péssimo.
Ganha a eleição o candidato que obtiver 50% dos votos válidos mais um. Esta foi a primeira pesquisa do Ibope no segundo turno e a divulgação ocorre quatro dias após o debate da TV Bandeirantes, no qual Alckmin mostrou agressividade até então inédita na campanha. A pesquisa Ibope confirma tendência apontada pelo Instituto Datafolha, na qual Lula já se distanciava do adversário.

Jornal do Brasil:

"Pesquisa confirma vantagem de Lula"
O presidente Lula e sua comitiva cometeram uma ilegalidade ontem, em Brasília: correram a quase 130km/h num local em que a velocidade máxima permitida é de 70km/h. É infração de natureza gravíssima, punida com a perda de sete pontos na carteira. Se fossem pontos no Ibope...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu