Dossiê

Dossiê mais perto do Planalto: chefe de Gabinete de Lula se enrola em desculpas

Reportagem na Folha deste domingo traz Gilberto Carvalho, chefe do Gabinete de Lula, dizendo que só ligou para Jorge Lorenzetti para se informar sobre a tramóia do dossiê porque foi avisado por um funcionário do comitê de campanha. É mesmo? Já que os presos eram Gedimar Passos e Valdebran Padilha, como é que o tal “fuincionário” sabia que Lorenzetti tinha o que dizer a respeito? Quem é o funcionário? O sub-relator da CPI dos Sanguessugas, Carlos Sampaio (PSDB-SP), já apresentou requerimento pedindo a convocação de Carvalho, do ex-ministro José Dirceu e de Rogério Aurélio Pimentel. Dirceu também falou com Lorenzetti na semana em que foi deflagrada a operação. E Pimentel, outro assessor especial de Lula, esteve reunido do Freud Godoy. Carvalho, é bom lembrar, é aquele que vem de um passado que o PT tenta, mas não consegue, esquecer. Era um dos principais assessores de Celso Daniel. Um dos irmãos do prefeito assassinado, João Francisco, chegou a sustentar que Carvalho confessara que dinheiro de propina da Prefeitura era entregue à direção do PT. O agora chefe de gabinete nega. No meio do imbróglio, uma coisa é certa. A tramóia chega cada vez mais perto da Presidência da República. Gilberto tem algumas coisas a explicar:
1) Se foi avisado por um funcionário que, então, sabia que Lorezentti era o chefe da operação, quem é o funcionário? Como ele sabia?
2) Por que não revelou de imediato que sabia da trama e esperou a quebra do sigilo?
3) Na hipótese, vá lá, de estar falando a verdade, avisou o presidente Lula ou guardou a informação só para si?
4) Sendo chefe de gabinete, a obrigação é avisar. Digamos que Lula não soubesse da operação antes de ser deflagrada, é razoável supor que tomou conhecimento dela no dia prisões, quando Carvalho falou com Lorenzetti.
Por que, então, fingiu surpresa? Lula disse à Folha que, se for eleito e ficar comprovado que a tramóia foi coisa da sua campanha, terá de arcar com as conseqüências. Arcar com as conseqüências compreende perder o mandato. Foi uma resposta puramente formal. O PT está se preparando para dar uma espécie de arrastão nas investigações para blindar Lula. Também a Polícia Federal pena em chamar Carvalho e Dirceu para depor.
Para ler mais, clique aqui e aqui (Reinaldo Azevedo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu