Acidente aéreo

Quem errou?

Quando leio o noticiário sobre o acidente com o Boeing da Gol, minhas dúvidas só fazem aumentar. O plano de vôo do Legacy dizia para ele descer de 37 para 36 mil pés quando atingisse Brasília. Se o plano tivesse sido obedecido eu não estaria escrevendo este texto. Por que ele estava voando no nível do Boeing? Abrir a caixa preta do Legacy é tão difícil? Está tudo lá, inclusive a resposta se o transponder foi desligado ou não. A hipótese de mau contato, que teria colocado o aparelho fora de operação e restabelecido o funcionamento depois do choque é bastante improvável, embora não impossível. Contra ela há a tradição da Embraer, empresa de reputação inquestionável. Antes da entrega do avião foi feita uma rigorosa revisão, é de praxe.Dificilmente teria passado um problema no transponder, peça vital para a segurança de vôo. Além disso, os pilotos teriam notado o problema e retornado para são José dos Campos para saná-lo, houve tempo para isso. Por outro lado, as comunicações entre os controladores e o avião estão gravadas. O que elas contém? Ninguém fala disso, por quê? Pode estar aí a chave do problema. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu