Opinião

O caminho sem volta

“O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”.
SIMONE DE BEAUVOIR


Herbert Marques
É incrível a situação pela qual estamos passando, qual seja, ver toda a classe política mergulhada na lama da corrupção e ainda falarmos em política, respirarmos política, nos prepararmos para votar e conduzir ao legislativo e executivo toda a corja que lá já se encontra instalada chafurdando a honra da nação desde que lá se instalou.
O ser humano tem uma grande dose de tolerância para com os outros desde que não mecha com seus interesses. Esses interesses quando ofendidos ainda podem ser tolerados se seu entendimento para tal exige o mínimo de esforço. É o nosso caso atual. Estamos, ou melhor, a sociedade está embotada, perdeu a coragem e o ânimo de reagir ou de ver os fatos que estão levando o país para o maior lodaçal moral de sua história. Nesses últimos anos habituou-se a esse tipo de convivência passando daí para a conivência. Sim, quem permite que sejamos governado por uma quadrilha de corruptos, quadrilheiro também é. Menor, talvez, mas quadrilheiro. Corrupto. Venal. No mínimo cego.
Situação parecida com essa, simplesmente parecida, já havia indignado Rui Barbosa que ainda não havia visto um presidente de um Tribunal de Justiça algemado entrar em um camburão, ou um ministro de Estado receber a imputação do Procurador da República de quadrilheiro, ou o Presidente da Câmara receber propina continuada de um funcionário do Poder que presidia, ou toda a cúpula do partido presidido pelo presidente ser envolvida em escândalo com o dinheiro público para se sustentar como poder, ou ver o presidente todos os dias na televisão fazendo campanha política com dinheiro público, praticando verdadeiro estelionato eleitoral à vista de toda a nação.
A lista acima tomaria toda esta página, mas mesmo assim, embora do conhecimento de todo cidadão brasileiro, não é suficiente para nos indignar ou melhor, nas palavras de Simone de Beauvoir, nos habituamos a eles.

hlmarques@terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu