Onde há homens, há corrupção...

DOSSIÊ CORRUPÇÃO NO JUDICIÁRIO

"É preciso que existam homens particulares com espírito público, talvez para compensar a enorme quantidade de homens públicos com espírito particular".
Juíza Denise Frossard, citando Joaquim Nabuco durante palestra nos Seminários da Controladoria (Março de 2002)

Segundo dados do Banco Mundial apurados entre os participantes da Cúpula 2000 Anti-Corrupção, as categorias mais afetadas pela corrupção são: líderes e altos executivos (25%), Judiciário (22%), polícia (19%), orçamento (11%), burocracia (10%), Legislativo (9%), instituições financeiras (3%) e doadores (2%). Os números mostram que em qualquer instituição existem profissionais corruptos, ainda que geralmente constituam exceções. As denúncias que envolvem juízes em atos de corrupção, por exemplo, desgastam a imagem e abalam a credibilidade do Poder Judiciário, deixando-o em uma situação constrangedora. Em março de 2002, ao comentar os escândalos noticiados pela imprensa, o então Presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Paulo Costa Leite, afirmou: "sobre um juiz não pode pairar suspeita – ou ele é honesto e temos de declarar isso prontamente, ou ele é desonesto e devemos aplicar uma pena que aplicaríamos a qualquer cidadão. Temos de deixar claro que a circunstância de uma pessoa ser juiz não faz com que seja um cidadão acima do bem e do mal". No caso do Brasil, a população acaba perdendo a confiança na Justiça ao constatar que o Poder Judiciário, que deve representar o reduto da cidadania brasileira e garantir o Estado democrático de direito, muitas vezes é falho. Ao longo dos anos 1990 registrou-se uma luta por parte de toda a sociedade brasileira para a redução da corrupção no Brasil, em todos os setores. A ampliação da cobertura jornalística sobre o tema contribuiu para localizar e identificar denúncias de corrupção no Judiciário.
Fonte: O material foi coletado em cinco jornais diários: O Globo, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, Valor Econômico e Jornal do Commercio entre os meses de janeiro e maio de 2002

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu