Notícias da Unitau

Comemorações pelo “Dia do Paraíba do Sul” movimentam região

O Vale do Paraíba irá comemorar pela primeira vez de forma oficial, nesta sexta-feira, dia 22, o “Dia do Rio Paraíba do Sul”. Instituída por meio da lei n° 12.094, em 11 de outubro de 2005, pelo então governador Geraldo Alckmin, a data tem como objetivo homenagear um dos mais importantes símbolos do sudeste brasileiro. O Paraíba abrange, na área de sua bacia hidrográfica, três importantes estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Dentro das comemorações, o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) promove nesta sexta-feira, às 10 horas, uma palestra para os estudantes da escola estadual “Professor Ernesto de Oliveira Filho”, no Parque Aeroporto, em Taubaté. O evento visa apresentar um diagnóstico da situação e as soluções encontradas para a preservação e conservação do rio aos alunos de 5ª a 8ª séries.
Para a vice-diretora da escola, Roseli Aparecida Squarcina, o encontro será uma oportunidade para que os alunos recebam informações relacionadas ao Paraíba do Sul. “Eles precisam saber de tudo que é relacionado ao rio e a influencia dele par a cidade”, explica.
Outra ação que terá apoio do comitê é a “Vigília da Primavera”, encontro promovido em várias cidades do Vale, pelo Movimento “Nascentes do Paraíba”, entre os dias 21 e 27 de setembro.O destaque do evento será a expedição até a nascente do rio Paraitinga, em Areias, na serra Bocaina, no dia 24 de setembro. Nessa data ambientalistas, técnicos, pesquisadores e autoridades deverão instalar o Marco Georreferenciado da Nascente do Rio Paraitinga, um dos principais formadores do Paraíba do Sul.
Já nos dias 25, 26 e 27 será realizado na Escola de Engenharia de Lorena (USP) o seminário “Águas da Primavera”. O evento reunirá especialistas das secretarias de educação do Vale, coordenadores pedagógicos, professores da rede pública de ensino, comitês municipais de águas, estudantes e professores universitários. No local serão promovidas palestras voltadas para a educação ambiental.
De acordo com Ana Maria de Gouvêa, responsável técnica dos debates, o seminário tem como objetivo formar uma agenda única de educação ambiental no Vale do Paraíba. Gouvêa salienta que o encontro é uma oportunidade ímpar, pois reunirá representantes do Ministério de Educação e Cultura e de Meio Ambiente, além de membros da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A escola fica na Rodovia Lorena Itajubá, Km 74, BR-359, na antiga Faenquil.
Outras informações sobre os temas podem ser obtidas com Edílson, no CBH-PS, pelos telefones (12) 3632-0100 e 3632-9133, ramal 8262. Para mais informações sobre o comitê, acesse
www.comiteps.sp.gov.br .
Fonte: ACI – Assessoria de Comunicação Integrada /UNITAU / CBH-PS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu