Meio ambiente




Gelo derretido dá lucro

Jorge Pontual no blog New York on Time
Na minha ingenuidade, eu achava que o aquecimento global da atmosfera seria um desastre para todos: inundação das áreas costeiras (uma Nova Orleãs elevada a n), secas e enchentes sem precedentes (exceto o dilúvio bíblico), destruição de espécies, um legado devastador para as futuras gerações.
Mas leio esta semana no New York Times que o derretimento do gelo que cobre o Ártico, já iniciado, é visto como o "lado positivo" do aquecimento global. A capa de gelo está recuando a cada verão. Em 2070 só cobrirá o Pólo Norte propriamente dito. Isso é sinônimo de lucro estupendo para companhias de petróleo e gás natural, navegação, pesca, e outras que vão poder botar as mãos nas riquezas naturais antes inacessíveis por causa do gelo.
O derretimento do gelo nos dois pólos vai elevar os mares e inundar cidades costeiras, mas esse efeito do aquecimento global pode demorar a acontecer. Muito antes disso, a abertura do Ártico à navegação e exploração de recursos naturais trará ganhos excepcionais, a curto prazo. Segundo o serviço de pesquisa geológica dos Estados Unidos, um quarto das reservas ainda não descobertas de petróleo e gás está no Ártico.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu