Manchetes do dia

Sábado, 30 / 09 / 2006

Folha de São Paulo:
"Fotos mostram dinheiro do dossiê"
O vazamento de um CD com fotografias do dinheiro apreendido pela PF com petistas -R$ 1,7 milhão no total, que deveria servir para pagar um dossiê contra tucanos- acirrou os ânimos da disputa presidencial na antevéspera do primeiro turno. O PT tentou impedir na Justiça Eleitoral a divulgação das imagens. Foi derrotado no TSE. O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) disse haver uma articulação entre tucanos e membros da Polícia Federal na divulgação das imagens para impedir a vitória de Lula no primeiro turno. O coordenador da campanha de Alckmin, senador Sérgio Guerra, procurou desqualificar o ministro: "Ele quis confundir o eleitor na véspera da eleição".
As imagens foram distribuídas a jornalistas por uma autoridade da PF que preferiu não se identificar. No mesmo momento, Hamilton Lacerda, ex-assessor de Aloizio Mercadante, prestava depoimento na sede da PF em São Paulo. Ele negou ter sido o encarregado de levar o dinheiro aos petistas no hotel. Freud Godoy, ex-assessor especial de Lula, também foi ouvido ontem na PF. Negou envolvimento no caso. Em campanha ontem em Minas Gerais, Alckmin cobrou explicações sobre a origem do dinheiro, o que até agora a PF não revelou. A corporação diz desconhecer de onde partiu o valor e abriu sindicância interna para apurar o vazamento das fotos. Lula preferiu não comentar.


O Globo:
"Divulgação de fotos do dossiê abre nova guerra entre PT e oposição"
Duas semanas depois da apreensão de R$ 1,7 milhão com petistas num hotel de São Paulo, apareceram as fotos das cédulas, cuja divulgação fora proibida pela Polícia Federal e pelo Ministério da Justiça. A PF não liberou oficialmente as fotos, mas confirmou que elas são autênticas e foram feitas anteontem, durante a perícia das notas. As imagens mostram montes de dinheiro, em reais e dólares, divididos em pacotes. A dois dias das eleições, a imagem acirrou a guerra entre governo e oposição: o PT recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar impedir a publicação das fotos, mas o pedido foi rejeitado.
O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, acusou o PSDB de ter patrocinado a divulgação das imagens. O PSDB nega envolvimento com o caso. A PF abriu sindicância para apurar quem da instituição distribuiu as imagens. O inquérito corre em segredo de Justiça. A suspeita recaiu sobre o delegado Edmilson Bruno, que apreendeu o dinheiro e prendeu os petistas, mas está hoje fora das investigações. Bruno nega e alega que um CD com as fotos foi furtado de sua sala.

O Estado de São Paulo:
"PT tenta vetar fotos do dinheiro e quer impugnação de Alckmin"
A Polícia Federal não conseguiu segurar ontem, a 48 horas da eleição, um segredo que o governo Lula mantinha guardado havia duas semanas: as fotos do dinheiro que o PT levantou para comprar o dossiê contra o candidato do PSDB ao governo de São Paulo. São 23 fotos em um CD. Ao contrário de casos semelhantes, a PF se recusou a divulgar as imagens do dinheiro, mas ontem uma fonte graduada da corporação distribuiu cópias do CD à imprensa.
O presidente do PT, Ricardo Berzoini, recorreu à Justiça para impedir a publicação das fotos pelo "Estado" (desde 18h30 elas estavam no portal do jornal), alegando que a investigação tramita em segredo de Justiça. O ministro José Delgado, do Tribunal Superior Eleitoral, rejeitou o pedido. O PT também anunciou que hoje pedirá à Justiça a impugnação da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), sob a alegação de que ele está usando indevidamente os veículos de comunicação para prejudicar a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Jornal do Brasil:

"Faltou povo, sobrou dinheiro. Acaba a campanha eleitoral"
Militantes, só remunerados. Comício, só eletrônico. A campanha eleitoral marcada pela falta de participação popular espontânea terminou ontem com uma imagem-símbolo: pilhas de dinheiro usados pelos aloprados de Lula para comprar um dossiê forjado contra adversários. As imagens, driblaram o veto imposto pelo Ministério da Justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu