Cidadania

Programa "De Olho no Ambiente"

A Petrobrás em acordo com Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Cidades está desenvolvendo o programa "De Olho no Ambiente" em 17 estados do Brasil. Esse programa tem como objetivo a elaboração de Agendas 21 Comunitárias em mais de 330 comunidades no âmbito nacional e 83 comunidades no estado de São Paulo.
Este programa está ligado à política de responsabilidade socioambiental da empresa e as comunidades escolhidas estão localizadas nas áreas de influência das unidades de negócios (UNs) da Petrobras.
No estado de São Paulo a ONG que desenvolverá este processo de participação popular para o desenvolvimento local comunitário, será o Instituto Ecoar para a Cidadania, que atua desde 1992 na construção de sociedades sustentáveis.
Durante o processo trabalharemos para que cada comunidade passe a perceber de forma mais apurada o ambiente em que vive, incentivando-os a diagnosticar seus problemas e estabelecer soluções de modo coletivo, propiciando a reflexão sobre o exercício da cidadania, estimulando a responsabilidade socioambiental, buscando autonomia em suas ações e colaborando para a melhoria da qualidade de vida no planeta.
A Agenda 21 Comunitária aparece aqui como o instrumento organizador e potencializador do desenvolvimento local sustentável e é impossível pensarmos
desenvolvimento local sem pensarmos em parcerias, especialmente com as Prefeituras Locais.
No caso do município de Ubatuba estamos realizando o trabalho nas comunidades do entorno do Rio Tavares- Lagoa: Monte Valério, Jardim Carolina, Silop, Parque Guarani, Núcleo Botafogo, EstufaI, Parque Vivamar e Barra da Lagoa.
Para iniciar o processo foi aplicado um questionário sociambiental pelos agentes do PSF do município nas oito comunidades envolvidas no programa.
A próxima etapa será a apresentação dos resultados obtidos na pesquisa para as comunidades. É muito importante sua presença nesse processo participativo do diagnóstico para que juntos possamos planejar nossa Agenda 21 Comunitária.


AGENDA SEMANAL


18/09 - MONTE VALÈRIO - OFICINA DO FUTURO 19:00
Rua São Judas Tadeu, 83
19/09 - MONTE VALÈRIO - OFICINA DO FUTURO 19:00
Rua São Judas Tadeu, 83
21/09 - PARQUE GUARANI NÙCLEO BOTAFOGO - RESULTADO DA PESQUISA
19:00 - ESCOLA ANCHIETA
22/09 - BARRA DA LAGOA -PARQUE VIVAMAR- RESULTADO DA PESQUISA
19:00 - COOPERATIVA EDUCACIONAL


Maiores informações com as coordenadoras locais:

Joyce Vilela
Luciana Vidal
(12) 97662746

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu