Visitante incomum



Aviso aos navegantes

Na última terça-feira, 22 de Agosto, membros da equipe de resgate do Instituto Argonauta para a Conservação Marinha e Aquário de Ubatuba, receberam chamados inusitados vindos da região do Saco da Ribeira. As chamadas, ocorridas no meio da manhã, citavam a ocorrência de um animal marinho que foi identificado pelos leigos como sendo um cavalo marinho gigante, um peixe-boi, um cachalote e até um lobo-marinho. Ao chegarem ao local, o oceanógrafo Hugo Gallo e o biólogo Fernando Alvarenga puderam entender a confusão, pois na área da marina Goldenport, próxima ao Píer estava um exemplar macho adulto de Elefante-marinho-do-sul ou Mirounga leonina, o primeiro registro da espécie em Ubatuba. Assim como os pingüins, lobos e leões marinhos que vêm dar na costa nesta época, estes animais também podem ser trazidos por correntes marinhas. O exemplar em questão parecia estar bem e apenas descansava no local. Elefantes marinhos-do-sul vivem ao redor de todo o hemisfério sul e os machos como o exemplar em questão, podem atingir até 5.8 metros e 5 toneladas de peso. O exemplar em questão possui aproximadamente 4,0 metros e pesa cerca de 3 toneladas, devendo ter aproximadamente 6 anos de idade. A preocupação da equipe com o bem estar do animal, levou-os a contatar as marinas pedindo para as mesmas, via rádio, que passassem um alerta geral visando pedir a todas as embarcações em trânsito na área do Saco da Ribeira, para diminurr a velocidade e prestar atenção à água pois podem acontecer acidentes com o animal. Outro importante aviso a ser repassado é o de que as pessoas devem evitar qualquer contato com o animal pois o mesmo pode se tornar agressivo e atacar quem tentar se aproximar demais. É comum eles irem à praia ou às pedras para descansar e a curiosidade das pessoas pode se transformar em um ataque ou investida do animal que se sente acuado. Outro fator negativo quando as pessoas se aproximam, é que o animal que estava descansando volta ao mar por sentir medo.
A estratégia neste momento é só de acompanhamento e monitoramento do animal que aparentemente está bem, descansando para poder voltar ao mar.
O Instituto Argonauta recentemente enviou projeto de um Centro de Recuperação de Animais Marinhos à Petrobrás para análise e financiamento através do Petrobrás Ambiental. O IBAMA apóia a iniciativa do Instituto Argonauta de implantar este Centro na região.
Qualquer informação acerca da ocorrência de animais marinhos pode ser feita por telefone ao Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba nos telefones 12 3832 1382 e 38327491.
Fonte: Instituto Argonauta para a Conservação Marinha - Aquário de Ubatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu