Resposta ao jornal

Chega ou quer mais?

Na edição nº23 do Jornal Expressão Caiçara, que circulou em Ubatuba, na semana de 09 a l5 de agosto de 2006, houve por parte do redator da matéria, um desabafo no qual ele mostrava certo inconformismo ao verificar que a Câmara Municipal de Ubatuba havia sediado o I Encontro de Protetores de Animais do Litoral Norte, para tratar da situação dos animais na comunidade, seus problemas e soluções.
A indignação do autor anônimo, que estava expressa na pagina dois do mencionado jornal, refletiu-se precisamente no momento em que ele fez uma observação dizendo que o “Encontro” estava acontecendo na Câmara, apesar da cidade se ressentir de ampla discussão com os seus representantes a respeito do plano diretor, que irá decidir os destinos do município, pelas próximas décadas. O texto é finalizado com a expressão “Chega ou quer mais?”.
Gostaria,neste momento, como organizadora do evento e como membro da Apauba-Associação Protetora dos Animais de Ubatuba de manifestar meu repúdio ao conteúdo da matéria publicada, bem como esclarecer ao autor anônimo, o que se segue: as pessoas envolvidas, são voluntárias, que não auferem nenhuma remuneração pelo que fazem, e desenvolvem trabalhos referentes à proteção de animais que estão intimamente associados ao bem estar comum, à qualidade de vida, à não-proliferação de zoonoses e por conseguinte, ao não-comprometimento da saúde pública, do turismo e do meio ambiente.
As entidades beneficentes de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, na data de 05 de agosto de 2006, reuniram-se juntamente com a ong de Campinas- a União Protetora dos Animais e tiveram a oportunidade de exibir ao público presente a fundamental importância de se fazer um controle populacional animal através das campanhas de esterilização. Foram feitas demonstrações de como é também necessária a existência de uma Lei de Registro de Animais, de campanhas de conscientização de posse responsável e de feiras de adoção de animais, que em sua grande maioria são provenientes de abandonos ao longo dos dias.
O assunto foi absorvido com muito interesse pelo público que lotou as dependências da Câmara Municipal, naquele sábado à tarde, ensolarado, tornando evidente o fato de que o ser humano está despertando para um consciência mais evoluida mesmo porque existem Leis Federais, Estaduais e Municipais que protegem os animais.
É flagrante o papel social que atualmente é desenvolvido por estes seres irracionais, não só como membros da família, bem como exercendo sua função peculiar, em diversos casos nas terapias com seres humanos de qualquer idade e área ou como colaboradores com o Poder de Polícia, nas investigações ou ainda como cães-guia de pessoas portadoras de deficiências.
Considera-se a educação como pressuposto necessário para a boa formação do indivíduo e neste sentido existe um projeto com o nome “animal saudável é o bicho”, que faz parte das atividades do Programa Escola da Família, da Secretaria do Estado da Educação e que está sendo desenvolvido em parceria com a Ong “Focinhos Gelados”, de Santo André.
O principal objetivo é criar um mecanismo onde os alunos aprendam noções de posse responsável de cães e gatos, noções de higiene pessoal, saúde na comunidade, manejo saudável de alimentos e como lidar com os animais.
Certamente este projeto demonstra que o ser humano está dando mais um passo em favor da cidadania consciente, onde a vida, a ética e a solidariedade são a base de sua sustentação.
Há de chegar o dia em que a cidade de Ubatuba vai ser um modelo de respeito aos animais, onde estarão implantadas no nosso dia-a-dia as políticas públicas correspondentes, aliadas à parceria desenvolvida com a comunidade.
Enquanto isto não ocorre faz-se necessário esclarecer a que viemos e o quanto é difícil perpetuar nesta luta. Muitas são as vezes em que os obstáculos parecem intransponíveis, mas a recompensa de ver uma família adotando um animal abandonado, com respeito e dignidade, nos dá aquela alegria que se transforma em combustível suficiente para continuar a percorrer esta imensa estrada.
É relevante frisar que o Encontro realizado obteve como resultado uma futura fusão das entidades das quatros cidade do Litoral Norte, que com isto certamente estarão mais fortalecidas nas suas reivindicações, junto ao Poder Público, para correção das distorções que se apresentam nos municípios em relação à questão animal.
O ser humano difere do animal justamente na consciência que tem de saber discernir o certo do errado; deve portanto, saber que todas as formas de vida merecem respeito!


Evely Reyes Prado
Vice-Presidente da Associação Protetora dos Animais de Ubatuba-APAUBA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu