Memória

Segunda Semana Hans Staden começa neste domingo

Cristiane Zarpelão
De acordo com a Lei 2681/05, a “Semana Hans Staden” deverá ser comemorada anualmente, sempre no mês de agosto. Na comemoração são desenvolvidas programações, atividades e eventos sempre ligados ao homenageado.
Neste ano, o evento será comemorado pela segunda vez. As comemorações terão início no domingo, 27, com a apresentação do filme “Hans Staden”, para diretores e professores das escolas municipais, às 18h00, na Fundart.
Após a exibição do filme, a Banda Lira se apresentará na Praça Exaltação à Santa Cruz, onde tocarão o hino alemão e músicas de compositores alemães.

Nos dias 29 e 30, às 10h00, haverá a apresentação do filme no Cine Porto – Itaguá para os alunos da rede de ensino local.
E para finalizar, quinta-feira, dia 31, às 10h00, será feita também a exibição do filme mas, desta vez, apenas para os índios das aldeias Boa Vista e Renascer.
Após a exibição, os indiozinhos poderão se divertir na piscina de bolinhas do Shopping, pois os brinquedos do local estarão totalmente à disposição deles.


Hans Staden

O alemão, após ser vítima de um naufrágio, foi capturado pelos índios Tupinambás em Ubatuba, em 1554, e ficou durante nove meses e meio em poder dos indígenas, sofrendo com a possibilidade de ser devorado por eles.
Após o ocorrido e escapando do cativeiro, Staden escreveu o livro “Duas viagens ao Brasil”, até hoje peça importante para historiadores interessados em retratar a vida do Brasil na época e o cotidiano dos indígenas nos litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu