Manchetes do dia

Quarta-feira, 30 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
"Lula mantém vitória no primeiro turno"
Pesquisa Datafolha realizada ontem mostra estabilidade na corrida à Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou positivamente um ponto percentual em uma semana e continua favorito para vencer no primeiro turno. Luta tem hoje 50% das intenções de voto. Seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou dois pontos para cima, e agora tem 27%. Heloísa Helena (PSOL) foi de 11% para 10%. As variações dos três candidatos ficaram dentro da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais para mais ou menos. Com 50%, Lula alcança a taxa mais alta já registrada pelo Datafolha para um candidato em disputa presidencial no primeiro turno, superando os 49% obtidos por Fernando Henrique Cardoso em 1998 e pelo próprio Lula no último levantamento.
Nesse patamar, só há chance de segundo turno se os adversários conseguirem agora subtrair pontos de Lula - o que não ocorre desde meados de julho. Após 12 dias de horário eleitoral e faltando 33 dias para a eleição, Lula tem hoje 56% dos votos válidos (descontados brancos, nulos e indecisos), contra 30% de Alckmin. A principal novidade da pesquisa é uma significativa recuperação de Alckmin entre os eleitores mais ricos e escolarizados. O tucano ganhou sete pontos entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, chegando a 42% - contra os 29% de Lula.

O Globo:

"Lula e Alckmin esquentam debate sobre a corrupção"
Tratada superficialmente até agora nas campanhas presidenciais, a corrupção dominou ontem o debate. Sob ataque dos adversários, o presidente Lula incorporou o tema ao seu programa de governo e prometeu mecanismos para enfrentá-lo. Mas acabou culpando a oposição e o que chamou de dupla herança negativa da gestão PSDB-PFL, a quem acusou de, no governo Fernando Henrique Cardoso, generalizar a corrupção, debilitar o estado e concentrar renda. Para Lula e o PT, a oposição não tem autoridade moral nem credibilidade política para dar consistência ao discurso da ética.
O ex-presidente Fernando Henrique e o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, reagiram. FH disse que as denúncias de corrupção no governo Lula empurraram o Brasil para o ponto mais baixo de sua História. E Alckmin, pela primeira vez no horário eleitoral, fez um ataque direto à corrupção no governo Lula: "Mensalão, caixa dois, dinheiro na cueca, sanguessuga, corrupção nos Correios. Ninguém agüenta mais ouvir tanta notícia de corrupção."

O Estado de São Paulo:

"Programa do 2º mandato de Lula não prevê corte de gasto"
Com discurso em tom de quem já está reeleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem seu programa de governo para uma próxima gestão e disse que pretende conversar com todos os partidos, construindo "pessoalmente" a governabilidade. E completou: "Não é possível alguém ter a estupidez de querer prejudicar só porque é um projeto do presidente Lula". O programa abandona a promessa de redução da carga tributária e descarta a possibilidade de corte nos gastos públicos ou de uma nova reforma da Previdência. Também embute propostas que apontam para a aplicação das despesas nas áreas assistencial.
Há duras críticas à gestão do antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso, que é associado ao conservadorismo e ao retrocesso. Segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem, Lula tem 51,4% das intenções de voto e seria reeleito no primeiro turno. Em relação à pesquisa anterior, subiu 3 pontos porcentuais, dentro da margem de erro. Seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), permaneceu no mesmo patamar, com 19,6%, Heloísa Helena (PSOL), com ligeira queda, teve 8,6%.

Jornal do Brasil

"Horas brutais"
Dois assassinatos sublinhados pela perversidade brutalizaram o Rio em menos de sete horas. Na segunda à tarde, a empresária Edna Souza, do ramo de entretenimento, interrompeu o expediente "para resolver uns problemas". Foi esquartejada por um homem ainda não identificado. As pernas estavam num saco de lixo em Botafogo. Pouco antes, o engenheiro Leonardo Drumond fora executado a tiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu