Deu no Jornal Nacional

Suspeita de tráfico de influência

Preso um delegado de São Paulo acusado pelo Ministério Público Federal de corrupção ativa e de formação de quadrilha. Mas é a suspeita de tráfico de influência que está conduzindo as investigações.

Preso um delegado de São Paulo acusado pelo Ministério Público Federal de corrupção ativa e de formação de quadrilha. Mas é a suspeita de tráfico de influência que está conduzindo as investigações.
O repórter Maurício Ferraz mostra que um simples telefonema do delegado libertava presos, abortava operações policiais e alterava o rumo de processos na Justiça.
O delegado morava num apartamento avaliado em mais de R$ 1 milhão, agora está em um presídio em São Paulo.
André Di Rissio é presidente da Associação dos Delegados do Estado. Ele foi preso no mês passado pela Polícia Federal, que desmontou um esquema de liberação ilegal de carga no aeroporto de Viracopos. Na garagem dele, foram apreendidos dois carros Jaguar.
As investigações mostram que o tráfico de influência de André Di Rissio ia além do terminal de cargas. Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça revelaram que André conseguia manipular operações policiais. Nesta, um advogado pediu ajuda para um cliente alvo de uma blitz.
Advogado: Diz que tão levando todo o estoque de bebidas deles lá.
André Di Rissio: Estão apreendendo o estoque de bebidas? Peraí
André falou com um delegado do Deic, o Departamento que Combate o Crime Organizado. Minutos depois, tinha a resposta:
André Di Rissio: Você quer a má ou a boa notícia?
Advogado: A má primeiro
André Di Rissio: A diligência tá legalizada. A boa é que eu liguei pro delegado. Acabou, é zero a zero. Tá abortada a operação.
Uma semana antes, dentro de um carro da polícia, um acusado de sonegar imposto recebeu uma ligação.
André Di Rissio: Você está sendo levado pro Deic por quem? Quem tá aí com você?
Preso: É o investigador de polícia
André Di Rissio: Deixa eu falar com ele. Um momentinho, por favor. Alô, aqui é o Dr. André Di Rissio, da delegacia geral. Tá muito ruim a situação ai?
Investigador: Não, doutor, nada de horrível, não.
André Di Rissio: Tá bom. Você resolve pra mim?
Investigador: Com certeza doutor.
No Deic, o caso nem foi registrado. O delegado avisou André que o acusado estava solto.
Delegado: Deixa eu te falar, aquilo lá eu tô mandando embora tá?
André Di Rissio: Te agradeço. Fico te devendo um almoço.
As investigações do Ministério Público Federal também apontam que André de Rissio tinha influência no poder Judiciário. Filho do desembargador Eduardo Di Rissio Barbosa, do Tribunal de Justiça de São Paulo, o delegado, segundo os procuradores, recorria ao pai para beneficiar amigos que tinham pendência na Justiça.
O advogado Luiz Silvio Moreira Salata é um dos que receberam ajuda, segundo a Polícia Federal.
A prefeitura de Olímpia, no interior de São Paulo, teria contratado o advogado sem licitação, e isso foi contestado numa ação popular.
“O Salata pediu um negócio eu falei a ele que a Câmara que tinha caído era um colega do qual eu não tinha acesso mas ia tentar através de outro colega. Aí eu conversei com o Laureli. O Laureli conversou lá fazendo aquele meio de campo, foi julgado trancando a ação”, falou o desembargador Eduardo Di Rissio Barbosa.
Laércio Laureli é um desembargador que trabalhava na sétima vara criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo e hoje está aposentado. A decisão judicial do dia 15 de setembro de 2005 confirma a ordem de trancar a ação penal contra Luiz Silvio Moreira Salata.
Logo depois de publicada a decisão, o desembargador Eduardo Di Rissio Barbosa ligou para o filho e pediu para ele anotar um telefone.
“Esse telefone é do Laércio Laurelli. Eu tinha interesse em que o Salata soubesse que ele fez o meio de campo”, falou o desembargador Eduardo Di Rissio Barbosa.
Preocupado com a possibilidade de o telefone estar grampeado, André tenta encerrar a conversa.
André Di Rissio: Pai, você vive me alertando pra não falar por telefone. Depois de velho eu tenho que ficar preocupado contigo. Você já falou isso. Vai contar de novo a história? Vou pedir pro Salata ligar pra ele pra agradecer, agora pelo amor de Deus fique mais inteligente. Você não vê que a bruxa tá solta ai?
Eduardo Di Rissio Barbosa: Não se preocupe comigo que eu sou vitalício.
André Di Rissio: A única coisa vitalícia que você tem é a sua mulher.
O advogado do delegado André Di Rissio não quis comentar o caso. Disse que não conhece o teor das investigações.
No Tribunal de Justiça, a secretária do desembargador Eduardo Di Rissio Barbosa informou que ele não poderia falar hoje com a reportagem porque tinha um exame médico marcado.
O desembargador aposentado Laércio Laurelli negou ter influenciado na decisão que trancou a ação penal.
O advogado Luiz Silvio Moreira Salata afirmou desconhecer interferência de magistrados no processo contra ele.
O Departamento de Investigações Criminais, o Deic, nega que o delegado Di Rissio exercesse qualquer influência nas operações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu