Agenda 21 em foco

LITORAL NORTE PARTICIPA DO ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA REDE BRASILEIRA DE AGENDAS 21 LOCAIS

O Ministério do Meio Ambiente realizou em São Vicente, no Ilha Porchat Clube, nos dias 28, 29 e 30 de junho, o Encontro Regional Sudeste, do qual participaram quase 100 pessoas representando 34 processos de Agenda 21 Locais, dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Serão realizados ainda em julho os encontros das regiões Nordeste (em Fortaleza), Norte (Belém), Centro-Oeste (Cuiabá-MT) e Sul (Curitiba). Em seguida haverá o Encontro Nacional, em Brasília, nos dias 16 a 18 de agosto.
O Litoral Norte esteve representado pelos senhores Rui Alves Grilo (Ubatuba) e Carlos Aymar (São Sebastião), do Grupo de Trabalho Rede 21.
O objetivo principal desses encontros é a criação da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais e a discussão das formas de articulação regional/ nacional e seu funcionamento, tendo como ferramenta principal os meios eletrônicos para garantir maior agilidade e encurtar as distâncias.
A criação da Rede tem como objetivo estimular a criação de agendas em todos os municípios, favorecer a troca de experiências e informações entre os diferentes processos locais, cadastrar e acompanhar o desenvolvimento e as metodologias empregadas.
Na Eco-92, no Rio de Janeiro, foram assinados vários acordos entre os 179 países participantes, entre os quais a Agenda 21 Global, que previa e estimulava a criação de agendas locais, de acordo com o príncípio “PENSE NO GLOBAL, AJA NO LOCAL”. Assim, coordenado pela CPDS – Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável – contando com a participação de mais de 40 mil pessoas das mais diferentes parte do países, foi criada a Agenda 21 Brasileira que faz parte do Plano Plurianual de Governo (2004/2007). Um de seus programas tem como objetivo o incentivo, o apoio e acompanhamento das Agendas 21 Locais.
No encontro de São Vicente, além das propostas de articulação e organização da rede, foi muito rica a troca de experiências entre os participantes. Enquanto pequenas cidades se unem para resolver problemas comuns, as grandes cidades são obrigadas a se dividirem em regiões menores para garantir maior participação.
Após a mesa de abertura, os participantes foram divididos em seis grupos de trabalho, cujas conclusões foram apresentadas no painel de encerramento. Uma das sugestões discutidas é a regionalização, não por divisão política, mas por bacias hidrográficas ou por biomas (cerrado, caatinga, Amazônia...). Um exemplo concreto dessa proposta é a Agenda 21 do Vale do Ribeira que reúne 32 municípios dos Estados de São Paulo e Paraná.
Foi ressaltada a necessidade de realização de encontros virtuais mais freqüentes, com a participação dos três setores – governo, empresas e sociedade civil – para que haja maior articulação e agilidade na solução dos problemas locais.
Todas as propostas produzidas foram arquivadas eletrônicamente e sistematizadas para apresentação no Encontro Nacional em Brasília, na segunda quinzena de agosto próximo.
Todo esse material deverá ser socializado aos participantes através de arquivos eletrônicos, tão logo seja possível.
Para divulgação mais completa das propostas, a Agenda 21 do Litoral Norte de S.Paulo tem uma rede local, em implantação, aberta a todos que participam ativamente do processo da Agenda 21 LN_SP, que conta com o grupo de discussão, com o grupo rede 21 de informação e agora com o blog da rede ativado e disponível a todos os membros cadastrados para a edição de textos e artigos, e, aos não cadastrados há a janela dos comentários, que pode ser acessada por todos os visitantes do blog abaixo:
http://www.grupos.com.br/blog/rede21litoralnorte/index.html
Participe da Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo. Inscreva-se no grupo
agenda21litoralnorte@grupos.com.br Basta enviar um e-mail solicitando a inscrição.

Rui Alves Grilo
Coordenador do Grupo de Trabalho da Rede 21
Agenda 21 do Litoral Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu