“EXERCÍCIO DA CIDADANIA”

Corsino Aliste Mezquita
Após ter dedicado alguns dias à procura de documentos e argumentos para que os advogados possam proceder à defesa das duas ações civis públicas que a Prefeitura move contra minha pessoa (em uma, outras pessoas estão envolvidas), voltamos a pensar por escrito, exercendo nossa cidadania e, convidando, os possíveis leitores, a exercerem a deles e lutarem pelos seus direitos e os de todos os cidadãos. Sabemos que não salvaremos o mundo, mas, se um cidadão tomar consciência das injustiças que sofremos de nossos governantes e agir em conseqüência, teremos conseguido nossos objetivos.
As ações estão na Justiça e a ELA cabe julga-las. Neste momento só nos cabe esperar e confiar nas suas decisões. À administração municipal podemos sugerir que dedique seu tempo a administrar e deixe de procurar pêlo em ovo. Os ovos podem quebrar e sujar as mãos de quem está procurando o pêlo.
Neste tempo de resguardo e procura de explicações retornei à leitura de uma cartilha que foi publicada sob o título: “O COMBATE Á CORRUPÇÃO NAS PREFEITURAS DO BRASIL”, de Antoninho Trevisan e outros. 2ª edição. 2004. AE-Ateliê Editorial. Granja Viana. Cotia. SP.
A cartilha fornece alguns elementos para os cidadãos que pretendam lutar contra a corrupção, em seus municípios, e alerta para alguns cuidados. À página 58 escreve: “Corruptos e fraudadores do erário público são pessoas sem qualquer escrúpulo, capazes de qualquer coisa, como forjar e destruir documentos e provas, subornar ou ameaçar testemunhas, intimidar os oponentes, atacar a integridade dos acusadores e até mesmo atear fogo na prefeitura, se julgarem necessário”.
“Deles pode esperar-se todo tipo de bandidagem. Não se deve baixar a guarda e nem recuar, pois é isso o que eles esperam”.
Os motivos para não baixar a guarda são apresentados na introdução quando escreve:
“A corrupção corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras. O desvio de recursos públicos não só prejudica os serviços urbanos, como leva ao abandono obras indispensáveis às cidades e ao país. Ao mesmo tempo, atrai a ganância e estimula a formação de quadrilhas”.(página 13).
“Os efeitos da corrupção são perceptíveis na carência de verbas para obras públicas e para a manutenção dos serviços da cidade, o que dificulta a circulação de recursos e a geração de empregos e riquezas. Os corruptos drenam os recursos da comunidade.... para longe......para se esconderem da fiscalização da Justiça e dos olhos da população”. (página 14).
“A corrupção afeta a qualidade da educação e da assistência aos estudantes, pois os desvios subtraem recursos da merenda e do material escolar, desmotivam os professores, prejudicam o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças e as condenam a uma vida com menos perspectivas de futuro”. (página 14).
“A corrupção também subtrai verbas da saúde, comprometendo diretamente o bem estar dos cidadãos”. (página 14).
“Em ambiente em que a corrupção predomine dificilmente prospera um projeto para beneficiar os cidadãos, pois suas ações se perdem e se diluem na desesperança”. (pg.15).
Refletir, sobre essas observações da CARTILHA, é benéfico para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu