Praia Grande


Componentes da mesa atentos ao discurso do Prefeito sobre o projeto

Ubatuba ganha projeto de infra-estrutura da Praia Grande

Incorporadores da Praia Grande entregaram ao prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar (PL), na noite dessa última sexta-feira, 19, o projeto de urbanização do bairro. O projeto prevê obras de infra-estrutura com implantação de galerias de captação de águas pluviais e calçamento em bloquete de todas as ruas. A execução está estimada em cerca de R$ 8 milhões, com prazo de 24 meses. A proposta é que a Prefeitura assuma a obra que deverá ser financiada pela comunidade local. O prefeito assumiu o compromisso de, ainda nesta semana, agendar a primeira reunião de trabalho com os autores do projeto.
A única dúvida apresentada pelo prefeito Eduardo César é o mecanismo de financiamento junto à comunidade local. Os incorporadores deixaram bem claro que há disposição dos proprietários dos imóveis em pagar pela execução da obra, via Plano Comunitário de Melhorias (PCM). A Praia Grande possui cerca de seis mil imóveis e mais de 30 mil moradores. O objetivo é eliminar pontos de alagamento nas épocas de chuvas, oferecer conforto e segurança e valorização dos imóveis.
O representante dos incorporadores que entregou o projeto às mãos do Prefeito, Juscelino Mendes de Almeida Neto, em sua fala disse que Ubatuba estava dando um passo importante na relação com os poderes constituídos. “Hoje, não podemos mais ficar esperando soluções imediatas vindas das esferas municipal, estadual e até mesmo federal. A sociedade organizada tem que tomar a iniciativa e propor parcerias para solucionar problemas”, afirmou Almeida Neto.
O presidente da Sociedade Amigos Moradores e Empresários da Praia Grande, Fernando de Lima Oliveira, também aprovou a iniciativa e espera contar com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal. “Esta é uma necessidade. Não se trata de vaidade. Esta é uma reivindicação de mais de 20 anos. Precisamos levar melhorias ao bairro que possui grandes investimentos imobiliários, atrai pessoas do Brasil inteiro e possui uma das praias mais belas do litoral brasileiro”, concluiu Oliveira.
Cerca de 80 pessoas participaram do evento. O prefeito esteve acompanhado do vice-prefeito, Domingos dos Santos (PT), dos secretários de Obras, João Paulo Rolim, de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Ricardi, e de Turismo, Luiz Felipe. Compareceram ao evento os vereadores de Ubatuba Marcos Francisco Demo (PSC), Gerson de Oliveira (PMDB), Cláudio Gulli (PMDB) e Charles Medeiros (PSB). Empresários, líderes comunitários e empreendedores da Praia Grande, além da imprensa local, também estiveram no ato.
O evento de apresentação e entrega do projeto ao prefeito Eduardo César, que aconteceu no restaurante Oásis, durou pouco mais de uma hora e em seguida foi oferecido um jantar. Ao final, todos elogiaram a iniciativa dos incorporadores e a qualidade do projeto que levará infra-estrutura necessária ao bairro.

Fonte: Versátil.com

Nota do Editor – O texto acima está correto, expressa exatamente os fatos até que o jantar foi servido, mas omite os acontecimentos finais. Enquanto saboreávamos um ótimo linguado ao molho de alcaparras, ao som de Eydie Gourmet cantando Piel Canela, o mestre de cerimônias anunciou que o Prefeito voltaria a tecer comentários sobre o projeto.
No retorno ficou claro que a Prefeitura não vai disponibilizar recursos e evidente a desaprovação do Chefe do Executivo ao uso de PCMs, segundo ele desacreditadas por seus antecessores. A estranheza que pairou sobre o ambiente foi por conta do mal entendido. Os presentes tiveram a sensação que o projeto não era do conhecimento do Prefeito. Dadas as inúmeras atribuições que cabem aos governantes, é desculpável que ele não tenha tido tempo de se colocar a par de detalhes, no entanto, sua assessoria deveria ter fornecido subsídios para evitar o visível desconforto das considerações finais. Afinal de contas, oito milhões é uma quantia significativa. Vamos esperar a próxima reunião para saber dos desdobramentos e dar detalhes aos leitores.

Sidney Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu