Perequê-Açú

Prefeitura inicia reurbanização da orla do Perequê-Açú

A reurbanização marca o início da temporada de obras em 2006

A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, deu início a uma obra que pretende resgatar a auto-estima dos moradores de um bairro que já foi considerado um dos melhores e mais freqüentados de Ubatuba e que atualmente se encontra em situação de abandono. A fase de levantamento topográfico já foi concluída e nesta quarta-feira, 5, teve início a demarcação da área para início efetivo das obras. A ordem de serviço para início da obra foi remetida no último dia 15 de março e o prazo para o término é de dez meses.
A reurbanização do Perequê-Açú é uma obra que deve valorizar o bairro, tornando-o mais atraente não só aos turistas, com espaços de lazer, playground, jardins, estacionamento, ciclovia e calçadão, como também aos moradores que terão ali um local agradável para quem quer passear, desfrutar da paisagem ou ler um bom livro de frente para o mar.
Uma nova iluminação, com diversos postes com três luminárias cada, também vai mudar o visual da Avenida Governador Abreu Sodré, onde esta primeira etapa da reurbanização começa na Rua Félix Guisard e vai até o Terminal Turístico, com recuperação do pavimento em bloquetes intertravados. Em breve, outra etapa da reurbanização será iniciada, contemplando, assim, a totalidade da avenida da praia do Perequê-Açú.

Primeira etapa


A primeira etapa da obra, financiada pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) está orçada em R$ 757.993.15. Todo o projeto está adequado às novas normas de mobilidade urbana, contendo rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e para equipe de resgate e piso táctil para deficientes visuais. O projeto também contempla adequação do sistema de drenagem, que será realizada com caixas de contenção de 50 x 50 centímetros, a cada 25 metros, em toda a Avenida.

Lazer e tranqüilidade


A ciclovia, que vai disciplinar o tráfego de bicicletas, vai abranger cerca de 1650 metros, que somados à área onde já foram implantadas as ciclofaixas nas ruas do centro, chegam a cerca de 3,5 km de ciclovia, o que representa 10% do total pretendido pela Prefeitura em seu programa cicloviário, que se tornou uma política pública municipal.
Para o prefeito Eduardo César, a reurbanização do Perequê-Açú significa um verdadeiro marco para o início da temporada de obras de 2006: “Agora pretendemos resgatar a beleza daquela praia, oferecendo, não só aos turistas, como aos moradores, um local onde possam desfrutar de lazer e tranqüilidade”. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu