Notícias da Prefeitura


O consagrado artista Luiz Correa ao lado de uma de suas telas

Artista de Ubatuba participa do XI Circuito Internacional de Arte Brasileira

Luiz Correia mostra as belezas da Mata Atlântica para o mundo através de sua arte

Um artista plástico, morador de Ubatuba há 15 anos e possuidor de grande talento, destacou-se em curadoria realizada com a participação de inúmeros artistas de doze estados brasileiros e foi selecionado para representar o município em um dos mais importantes eventos culturais de artes plásticas do mundo, o XI Circuito Internacional de Arte Brasileira. Luiz Correia foi privilegiado com a oportunidade de expor suas telas na Áustria, Eslováquia, Tchecoslováquia, Espanha e em mais três cidades brasileiras: Diamantina (MG), Maringá (PR) e São Paulo. As exposições começaram dia 18 de março e se estendem até o dia 25 de maio, com apoio do setor cultural da Embaixada Brasileira dos países participantes do circuito.
Os artistas selecionados para o Circuito mostrarão suas obras a críticos altamente conceituados, podendo ser reconhecidos, além de projetarem o nome de suas cidades nos meios artísticos internacionais. “Para mim foi algo realmente muito bom e uma oportunidade pela qual eu não esperava. Curadores procuraram por todo o litoral para escolher um artista e viram meus trabalhos em Paraty, onde exponho. É um orgulho muito grande ter sido escolhido ao lado de mais 14 brasileiros para expor em outros países”, comemora Luiz Correia, que desde a infância manifestou seu dom pelo desenho e pintura, reproduzindo em crayon, aquarela, pastel e óleo paisagens e assuntos que lhe eram mais familiares.

Expressionista


Ainda jovem Luiz participou de várias exposições, deu assistência e atuou nas confecções de carros alegóricos e fantasias. Também participou de concursos de decoração de vitrines, nas quais ficou sempre em primeiro lugar. Mais tarde o artista lecionou no Senac por oito anos na área de Artes e Publicidade. Hoje Luiz se dedica a pesquisas de plantas da Mata Atlântica, reproduzindo-as e criando efeitos em técnicas mistas. Seu estilo é expressionista e as telas com reprodução de flores em acrílico sobre tela são seu principal trabalho e o que levou ao auge de sua carreira: a exposição internacional. “É uma honra representar uma cidade como Ubatuba, que tem tantos artistas talentosos. A oportunidade de divulgar a arte da nossa cidade é imprescindível porque o turista também procura a arte local”, acrescenta o artista que agradece o incentivo e patrocínio que recebeu dos amigos e comércio que colaboram para sua participação no circuito internacional, entre eles a Papelaria do Estudante (onde ele ministra curso de pintura às quartas-feiras, das 16h às 18h), Primavera Confecção, Maria do Rocil Magela e Sonia Vieira, da Pousada Paraty.
O IX Circuito Internacional de Arte Brasileira será encerrado no dia 24 de junho, às 19h no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), com um coquetel de confraternização. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu