Lembrança

ELIANA DE OLIVEIRA

Ética sempre foi uma característica de sua personalidade marcante! Em momento algum foi contra os princípios que norteavam sua vida e acreditava que o mundo e principalmente Ubatuba, seu micro universo, poderia ser composto de pessoas que conseguissem viver felizes, desfrutando seus direitos e cumprindo suas obrigações.
Como lhe foi dito uma vez: “Sua ideologia ainda vai te levar para o fundo do poço”,
Isto pareceu uma profecia porque a inveja e a traição podem ocasionar muita decepção e trazer prejuízos incomensuráveis.
É sabido que o lado emocional do ser humano pode acarretar uma carga negativa ao organismo a ponto de deixa-lo sem resistência e sem imunidade para diversas patologias, entre elas o câncer.
Infelizmente sofremos muitas perdas ao longo da nossa existência e ELIANA DE OLIVEIRA, caiçara, nascida aos 09/ll/l960, foi uma delas.
Em
09.de abril de 2005, Ubatuba perdeu a mulher que foi idealizadora do concurso de contos”Washington de Oliveira” e que tantas participações fundamentais teve junto à cultura caiçara.
Inúmeras foram suas poesias e tantos escritos foram desenvolvidos com aquela maestria, que somente poucos tem o privilégio de saber criar.
Perdemos a mulher militante política e cheia de ideais, que de uma forma ou outra mobilizava muita gente e causava polêmica.
Era exímia alquimista da culinária, mas era brilhante sobretudo pela sua integridade, por estar sempre inteira em tudo que fazia, de corpo e alma , convicta e seus objetivos e sempre preocupada com os menos favorecidos: homens,mulheres ou animais.
Admirada até pelos que a temiam por sua firmeza de caráter,coragem e ousadia, chegou a abrir mão de cargos importantes e ficar desempregada, com filho pequeno, para não ter que ceder a pressões políticas que a fariam ser conivente com atos que discordava.
ELIANA DE OLIVEIRA , Li , teve uma trajetória digna. Era perfeita? Não !
Tinha seus defeitos, mas com certeza as qualidades eram muitas.
Fez uma parte de nossa história e deixará muita saudade, inclusive pelas músicas que cantava e tocava ao violão, bem como por toda a alegria e a energia que sua presença sempre irradiava.


PARA SER GRANDE, SÊ INTEIRO

Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és, no mínimo que fazes.
Assim em cada lago
A lua brilha,
Porque alta vive.

Do poema “Para ser grande”
Ricardo Reis

Evely Reyes Prado
Ubatuba,09 de abril de 2006

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu