Turismo



Ubatuba ganha na loteria mundial

Carlos Rizzo
A notícia está correndo solta na Internet. Neste domingo meu e-mail não parou de receber notícias, avisos, pedidos de informação. Um dos cinqüenta pássaros mais raros do mundo foi avistado em Ubatuba. Isso equivale a ganhar na loteria. Este ano Ubatuba deverá abocanhar uma boa fatia do mercado estimado em dez milhões de turistas observadores de pássaros.
A Calyptura cristata em 190 anos desde o seu primeiro registro foi avistada somente três vezes. Em 1890 ao norte da cidade do Rio de Janeiro, em 1996 na Serra dos Órgãos por Ricardo Parrini e agora em Ubatuba, no sertão da Folha Seca e no bairro do Taquaral, registrada pelo Dr. Martin Schaefer da Universidade de Freiburgo da Alemanha e confirmada por Ronald Orenstein do Canadá.
A espécie é considerada próxima da extinção, (critically endangered pela Birdlife International) e o registro dela em Ubatuba deverá atrair a atenção dos observadores do mundo inteiro. A temporada que se inicia em maio e se estende até novembro, deverá ser marcada pelo primeiro registro fotográfico, pela primeira gravação da sua voz e registro dos seus hábitos.
É difícil dimensionar a importância do fato mas, para se ter uma idéia, no ano passado quando o
Ivory Woodpecker foi avistado depois de 50 anos dado como extinto, atraiu 5 milhões de visitantes ao local do registro.
Esta é a terceira vez que Ubatuba ganha destaque mundial como reduto privilegiado de aves. Em 1976 com a descoberta de uma espécie, Psylorhamphus gutattus; em 1995 com a Iodopleura pipra e agora. Todas espécies raras e que podem ser observadas no bairro do Taquaral. Além disso, agora passamos a 390 espécies observáveis em Ubatuba.
A dificuldade do avistamento da Calyptura cristata deve-se ao fato dela freqüentar somente as copas das árvores o que dificulta a visão do observador que está no chão. Daí a necessidade de torres de observação, que este ano, torna-se fundamental oferecer aos turistas que deverão nos visitar.

Fonte: O Guaruçá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu