A Semana

Semana confusa, com ataques, defesas, contra-ataques e acusações. Pra ninguém botar defeito. Sobrou tiroteio para todos os lados. Tudo começou na segunda-feira, quando o vereador Jairo dos Santos, do PT, divulgou uma matéria publicada no jornal Expressão Caiçara. Nela há um título que afirma que o prefeito Eduardo César conseguiu energia elétrica para os moradores da região norte. O título não corresponde à verdade, mas também é verdade que não foi cunhado pela Assessoria do Prefeito, que enviou para os jornais da cidade a mesma matéria com outro título: “Prefeito leva notícia sobre implantação da energia elétrica aos moradores da Região Norte”. O jornal trocou as bolas para agradar e conseguiu complicar. Jairo exagerou ao criticar a Assessoria, deveria ter guardado munição para o jornal, que errou feio.
A segunda matéria que causou polêmica tratava da visita da primeira dama do Estado, Lu Alckmin, que ofertou um kit para a confecção de pães ao Projeto Emaús. No dia nove de março publicamos matéria com o título: “Lu Alckmin visita Ubatuba e inaugura Padaria Artesanal”. Caso a palavra inaugura estivesse entre aspas, tudo bem, teria sido força de expressão. Sem elas é apenas um pensamento de desejo. A Primeira Dama não poderia inaugurar o que não existia. Nesse caso Jairo teve razão ao criticar.
O papel da oposição é tentar desacreditar a situação. Cabe à situação não dar motivos. Isso deve estar na cabeça de quem é governo vinte e quatro horas por dia. Alguns erros podem ser fatais, como atesta a quebra de sigilo de Francenildo, o coveiro de Palocci.
O novo Conselho de Turismo também merece ser comentado. O Prefeito nomeou dois assessores próximos o que caracterizou quebra de paridade. Tal fato motivou a intervenção do vereador Jairo dos Santos, que ingressou com mandato de segurança suspensivo com pedido de liminar. O Juiz de Direito da Comarca de Ubatuba, Geraldo Fernandes Ribeiro do Vale, deferiu a medida, invalidando a posse dos conselheiros. Quando a notícia chegou ao recinto da solenidade o Prefeito saiu de fininho para evitar o Oficial de Justiça e foi para o posto do Jija apagar incêndio ateado por um assessor próximo. Sobre isto poderemos voltar a falar, se for o caso.
Ontem li no site do jornal Agito o Prefeito afirmar que a obra de cobertura da “Feirinha de Produtos Afins” depende apenas da liberação do Condephat para ser reiniciada. Segundo informação que obtive dos participantes da reunião convocada pela Promotora do Meio Ambiente, acontecida nesta semana, há outras variáveis a serem lançadas na equação. Estou aguardando a ata da reunião, que pretendo publicar na íntegra, para dar visibilidade aos leitores.

Fora isso, segue bem a implantação das ciclofaixas e o calor infernal começa a arrefecer. Esta seção do Ubatuba Víbora, iniciada hoje, será publicada aos domingos. Um abraço a todos.

Sidney Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu