PDTR

Associação Comercial de Ubatuba em parceria com a Secretaria de Turismo e o Sebrae retornam ao Programa para fomentar o turismo no município.

Cristiane G. Zarpelão
A parceria com o Sebrae no desenvolvimento do turismo sustentado de Ubatuba já foi feita no ano passado, através da Associação Comercial de Ubatuba, que implantou na cidade o Plano de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR).
O PDTR é uma ferramenta, com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo. Segundo Fernando Pedreira, um dos integrantes do conselho do plano, conta que “junto com lideranças comunitárias da Região Sul, somada a algumas pessoas de outras regiões da cidade, formatamos quatro projetos dos seis que compõem o PDTR, mesmo com a ausência maciça do empresariado, maiores interessados”, diz Fernando.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat ressalta que “dia 7 de março, às 9 horas na Pousada Tartaruga Marinha, (rua Dionísia Bueno Veloso, 118- Toninhas) estaremos dando continuidade aos trabalhos, porém desta vez não será possível sem a participação de empresários, comunidades e Prefeitura, através de diversas secretarias que serão acionadas para colaborar”, diz Ahmad.
Fernando diz ainda que, “colocar os projetos no papel, também não foi fácil, mas é muito mais do que executá-los efetivamente”, acredita.
Os projetos prontos são: Sensibilização para a Importância do Turismo, que é dividido em duas partes: a escolar e das comunidades, Capacitação da comunidade, tanto empresarial como dos operacionais da cadeia produtiva do turismo, com parceria com Senai e outros órgãos especializados, Formatação de produtos turísticos, que o conselho escolheu como modelo, a trilha do Bonete com a participação da cultura de vieiras e as ruínas da lagoinha. E um “piloto” para o desenvolvimento de vários potenciais disponíveis que a cidade oferece.
Segundo Fernando, “Ainda faltam ser elaborados, os projetos de receptivo turístico, gestão e comercialização. Mas o principal é a participação de todos, sem a qual, não será mais possível continuarmos e, portanto permaneceremos com os traumas do fim da temporada e a devolução da “grana” que ganhamos.”, enfatiza.
“A Associação Comercial de Ubatuba, Sebrae e conselho do PDTR retomam neste ano, a continuação deste importante evento. Sendo assim contamos com a participação de todos”, diz Ahmad.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu