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Comissão tenta viabilizar passe escolar para alunos da rede estadual

O Prefeito Eduardo Cesar recebeu na manhã desta quarta-feira, 22, uma comissão de alunos da EE Capitão Deolindo de Oliveira Santos, que solicitava uma solução para o fornecimento de passe escolar aos alunos da rede estadual de ensino. Os estudantes, acompanhados pelo professor Afonso Ricca e pelo vereador Jairo dos Santos, apresentaram um abaixo assinado onde solicitavam uma tomada de posição por parte da administração municipal, pois muitos estudantes estão perdendo aulas devido ao rompimento do convênio com o Estado.
Participaram também da reunião a secretária de Educação, Patrícia Pereira e os vereadores Charles Medeiros e Claudinho Gulli. “Não podemos arcar com as obrigações do Estado, pois temos obras a concluir que vão atender os alunos da rede municipal”, disse o prefeito Eduardo Cesar. “Também não podemos deixar a situação do jeito que está, pois são moradores de Ubatuba e a Prefeitura tem a obrigação de defender seus direitos. Estamos juntos nessa luta e faremos de tudo para que os estudantes sejam atendidos pelo Estado”, completou.
No último sábado o prefeito de Ubatuba entregou um documento ao governador Geraldo Alckmin, solicitando a solução desse problema. A secretária Patrícia Pereira fez questão de apresentar documentos mostrando que a manutenção do convênio não interessava a Ubatuba, pois a verba destinada aos passes seria utilizada na construção de novas unidades escolares. “Hoje temos cerca de 900 crianças que estão na fila de espera para creches; não seria justo deixá-las sem espaço, pois é uma obrigação da secretaria municipal suprir esta necessidade”, disse Patrícia.
Durante a reunião foi decidido de comum acordo, que uma comissão de alunos das 11 escolas estaduais de Ubatuba, acompanhada por professores, pais, representantes das APM’s, vereadores e Prefeitura agendaria uma reunião com o Secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita para solucionar o problema.
Os participantes sugeriram a criação de uma medida emergencial, na qual por 15 dias, a Prefeitura forneceria passes escolares a alunos que devidamente comprovassem a necessidade do uso de ônibus e que alunos das regiões mais distantes pudessem usar o transporte escolar municipal, desde que, haja lugares disponíveis e itinerários compatíveis. O prefeito se comprometeu a levar a idéia ao departamento jurídico para análise. Os vereadores presentes também se dispuseram a assinar um documento onde se comprometem a apoiar as medidas tomadas pela Prefeitura.
Outra sugestão do professor Afonso Ricca que foi discutida, foi a realização de uma conferencia municipal de educação, nos moldes já realizados pelas secretarias de saúde e agricultura e pesca. O prefeito Eduardo Cesar também ficou de estudar em conjunto com a secretaria de Educação a disponibilidade de datas. Em 2005 foram gastos R$ 1.253.240,00 em transporte escolar para 3298 alunos; deste valor R$ 659.600,00 vinham do Governo Estadual e R$ 593.640,00 da administração municipal. PMU

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