Merenda terceirizada

Capacitação dá início ao processo de implantação da merenda escolar terceirizada em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba deu início ao processo de implantação da terceirização da merenda escolar nesta quarta-feira, 15, com um curso de capacitação às merendeiras, no auditório da Escola Anchieta. Para conduzir o curso de capacitação, a Verdurama, empresa vencedora da licitação, e que cuidará da merenda escolar a partir da próxima segunda-feira, 20, designou Daisy Abi Antoun, do departamento de Recursos Humanos e as nutricionistas Sirley Castilho e Denise Morelo.
Na abertura Daisy fez questão de deixar claro que não serão promovidas mudanças drásticas no sistema de trabalho. “Não pretendemos ensinar a quem já sabe. Apenas passamos conceitos para padronizar o trabalho”, disse Daisy, que ainda passou dicas de relacionamento interpessoal e de como melhor atender o consumidor final, no caso os alunos.
A nutricionista Sirley passou detalhes desde o recebimento dos alimentos até a coleta de amostras para possíveis análises, passando por higiene e cuidados pessoais. “O aluno pode repetir quantas vezes necessário, respeitando a porção padrão”, lembrou a nutricionista. Os utensílios padronizados seriam encaminhados às escolas a partir da quinta-feira, 16. Outra exigência da empresa é que o cardápio seja seguido à risca pelas merendeiras. “Qualquer alteração ou substituição serão feitas apenas com autorização da nutricionista, pois temos que manter o valor nutricional da merenda. Nada de trocar a refeição por uma sopa só porque dá menos trabalho”, concluiu Sirley. Ao final, as participantes receberam um manual contendo dicas de higiene pessoal e um certificado de conclusão da capacitação.

Funcionários

Todas as funcionárias auxiliares de serviços gerais de escola que estavam trabalhando nas cozinhas continuam atuando com a supervisão e capacitação da empresa e da direção da escola. Foram contratadas, para completar o quadro de pessoal, as merendeiras indicadas pelas escolas que anteriormente estavam contratadas pela APM e que prestavam serviço eventual nas escolas. As contratadas passarão por um período de três meses de experiência e serão pagas pela empresa Verdurama. Além das merendeiras, todas as pessoas que vierem a ser contratadas serão moradoras de Ubatuba.

A empresa

A Verdurama Comércio Atacadista de Alimentos Ltda, da cidade de São Paulo, foi a empresa vencedora da licitação. Com mais de 10 anos, a Verdurama é hoje uma das empresas mais qualificadas no segmento de alimentação escolar. No contrato de merenda terceirizada a Verdurama fica responsável pelos gêneros estocáveis e perecíveis, pela mão-de-obra, manutenção corretiva e preventiva, aquisição e reposição de utensílios e equipamentos e abastecimentos de gás.
Entre as atribuições da empresa estão a aquisição de gêneros cuidadosamente selecionados, baseado no custo e qualidade, logística de entrega, com funcionários uniformizados, armazenamento, preparo e distribuição da merenda, envolvendo mão-de-obra qualificada e periodicamente treinada e capacitada para atender os alunos. Uma das exigências contratuais foi que os hortifruti fossem adquiridos de produtores locais.
O custo final da merenda escolar em Ubatuba será de R$ 1,35 para as Emeis, escolas municipais e estaduais e R$ 4,77 para creches. Em Ubatuba serão fornecidas refeições para 11.959 alunos do ensino municipal , sendo 8.500 das Escolas Municipais do Ensino Fundamental, 2.950 da Educação Infantil e 509 das creches. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu