Indígenas


O vereador Claudinho Gulli com a professora Ceci e índios da Aldeia

Aldeia Boa Vista recebe vereador Claudinho e pesquisadora em lingüística

O vereador Claudinho Gulli esteve quinta-feira, dia nove, na Aldeia da Terra Indígena Boa Vista e Renascer (em língua guarani Tekoá Jaexaá Porã e Wiutuguaçu) juntamente com Profª. Drª Ceci-Maria A.Honório, lingüista que desenvolve projetos de pesquisa com as comunidades indígenas do Paraná.
Nesta ocasião, a professora divulgou seus trabalhos relativos ao processo de inclusão dos indígenas nas universidades públicas, através do Vestibular Específico e Diferenciado para os Povos Indígenas no Paraná. Colocou em discussão, com os professores Guarani José Roberto e Adílio, a situação da educação escolar indígena em suas aldeias. Segundo depoimento destes professores, existe atualmente uma escola indígena na área, sob responsabilidade do Estado de São Paulo, onde funcionam três salas de aula em sistema multisseriado. São cerca de 35 crianças Guarani cursando desde a educação infantil até a 4ª.série do ensino fundamental. As aulas são ministradas por professores Guarani, que vêm cursando o Normal Superior, e o ensino é bilingüe e intercultural.
Tendo em vista a especificidade do ensino nesta escola indígena, a professora Ceci comprometeu-se a iniciar um intercâmbio entre os Guarani de Ubatuba e os do Paraná, a fim de propiciar um espaço de troca experiências e saberes em relação ao processo de escolarização nas aldeias.
Ainda nesta visita, o vereador Claudinho conversou com o representante da FUNAI, Sr.Marcos Siqueira de Almeida, acerca do projeto de construção de casas indígenas. Aproveitando a oportunidade, o Sr.Marcos solicitou ao vereador que verificasse o andamento de seu pedido, feito formalmente através de uma Minuta de Convênio, no qual especifica a necessidade de um escritório local, iluminação da estrada que conduz às aldeias, dentre outras melhorias mencionadas no documento que possam atender às demandas da comunidade Guarani. Ressaltou ainda a importância de se pensar um projeto de construção de um centro cultural indígena em parceria com a Prefeitura, destacando os benefícios que o mesmo traria tanto para a cultura indígena quanto para a população ubatubense em geral, fortalecendo o turismo da cidade. O vereador Claudinho comprometeu-se a acompanhar os processos em andamento e mostrou-se favorável e entusiasta em relação à criação de um projeto desta natureza.
Fonte: Laura Ennes - ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu