Doação

TV ligada a Chalita ganha fazenda do Estado

Canção Nova, em que secretário da educação tem programa, ganhou área do tamanho de 54 Ibirapueras
Jornal S.Paulo Agora (21/01/2006)

O governo Geraldo Alckimin (PSDB) cedeu uma fazenda de 87 hectares - aproximadamente 54 vezes o parque do Ibirapuera-, em Lorena (188 km de SP), à rede católica Canção Nova - com o qual o secretário da Educação, Gabriel Chalita, tem vínculos estreitos.
A fazenda Centri também fora solicitada por pelo menos dois órgãos do próprio governo. O Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) pretendia utilizar para reforma agrária. A Faenquil (Faculdade de Engenharia Química de Lorena) vizinha `a área, pretendia ampliar seu campus. Preteridos, disseram que não foram sequer avisados da decisão.
Tanto o Estado quanto a Canção Nova negam que Chalita tenha influenciado na escolha.
A Canção Nova, fundada pelo padre Jonas Adib, é mantida pela Fundação Jõao Paulo II, que busca “ a evangelização através dos meios de comunicação”. Tem editora, rádio e televisão próprias.
Chalita é uma da figuras centrais da rede. O secretário aparece com destaque em todos os meios, a começar da página de abertura do site.
Mas que isso, ele apresenta um programa diário de rádio, outro, semanal, na televisão, além de ter alguns de seus livros publicados pela editora Canção Nova.
Em seu programa de televisão da última quarta-feira, seus convidados foram justamente o governador Geraldo Alckimin e sua mulher, Lu Alckmin. Entre os temas da entrevista política.
Na sede do grupo, em enorme complexo em cachoeira Paulista (202 km de SP), a figura do secretário também é recorrente. Chama a atenção, em um enorme galpão- do tamanho de um campo de futebol - para a realização de shows, um pôster com cerca de 16 mts. de um dos livros de Chalita, com fotos dele.
A fazenda Centri, da Secretaria Estadual de recursos Hídricos, e que não estava sendo utilizada, foi cedida em dezembro de 2004 para a Canção Nova, por tempo indeterminado. Assim, desde 2005, a propriedade pública é administrada pelo grupo, que aloja no local funcionários em dez casas e produz alimentos para consumo na sede da rede.
A Faenquil, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, mandou em 2004 um ofício requerendo o terreno para ampliar um de seus campus, vizinho à propriedade.
“Pedimos aquela área, mas até hoje não tivemos resposta”, disse o diretor-geral da Faenquil, João Batista de Almeida Silva. Ele considerou “lamentável” a decisão.
“A canção nova é forte politicamente. Em Cachoeira Paulista temos o secretário da Educação e isso acaba influenciando”, afirmou Silva.
O Itesp também manifestou interesse, mas não recebeu nem a terra nem a decisão.
Enviado por Aguinaldo Munhoz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu