Alfabetização, o começo de tudo...

Como está a educação de seus filhos?

O método de alfabetização infantil usado em nosso município pode ser a causa de tantas crianças terminarem o ensino primário sem ter o completo domínio da leitura e de compreensão dos textos.
Se a queda na qualidade do ensino é muito mais acentuada nas escolas públicas de nosso município, é evidente que toda a sociedade deve voltar a discutir o papel desempenhado por uma escola financiada com os impostos que ela paga. É verdade que houve um grande esforço para universalizar o acesso à escola. Mas é verdade também que o poder estabelecido ignorou sistematicamente toda e qualquer denúncia sobre a baixíssima qualidade desta mesma escola. A alfabetização, etapa crucial da aprendizagem foi transformada em calamidade pública. Os analfabetos foram colocados para ler e produzir textos e encorajados a formular hipóteses e a construir o próprio saber lingüístico, como se isto respondesse a algum preceito científico consagrado. Os índices de evasão escolar, os milhares de analfabetos nas séries avançadas e os reprovados, mostram a extensão e a perversidade desta calamidade. A qualidade do ensino fundamental reordena os países no mundo. Os modelos pedagógicos bem sucedidos se orientam por critérios objetivos de eficácia. O domínio da leitura e da escrita está na base de todo este processo e a pesquisa comparada orienta todas as ações na direção de minimizar as possibilidades de fracasso na alfabetização.
A sociedade é que deve definir o papel atribuído a uma escola financiada com os impostos que paga. A sociedade e que deve definir se a escola pública existe para promover igualdade de oportunidades ou existe para promover analfabetos.

Jairo dos Santos – PT
vereador

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