Saudades de Dom Helder

"Dom Hélder, nesta semana, faria 97 anos; durante toda sua vida, teve como farol a seguir a luta em defesa dos menos favorecidos, dos despreparados, dos excluídos, dos esquecidos. Agiu, destarte, não somente com suas palavras, mas também com ações concretas através de organismos que fundou, projetos que executou, campanhas que promoveu.
Foi acusado de assistencialista, mas como não o ser, ao ver seu povo em miséria, sofrendo de uma das maiores e mais humilhantes privações que um ser humano pode sofrer: falta do que comer.
Certamente, se mais pessoas tivessem este pensamento "assistencialista", a situação de fome e miséria no mundo teria hoje uma realidade diferente. Sua preocupação não parou por aí, e contradizendo aqueles que o tarjam de assistencialista, sempre buscou diferentes e eficazes formas de conscientizar o povo de sua situação, de seus deveres, mas também de seus direitos, seus poderes para decidir quanto às suas vidas, enquanto pessoas livres, e para cobrar de quem deve ser cobrado, enquanto cidadãos, em busca de um mundo socialmente mais justo. Difícil resumir e até mesmo reunir tudo que Dom Hélder Câmara fez em todo sua vida”.

Jairo dos Santos - PT
vereador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu