Resposta para Ednelson

É difícil negar que o mundo está repleto de gente falando bobagens o tempo todo em programas de rádio, televisão, na internet, nas mesas de bares, nas esquinas, etc. Mentir e falar m... não são a mesma coisa e os termos assinalam grandes diferenças no modo de lidar com o conhecimento sobre o mundo. A mentira é uma atividade pontual, caracterizada pela negação da verdade sobre um assunto qualquer; e, para isso, é preciso conhecer ou acreditar conhecer a verdade e ocultá-la — quem mente age de tal forma porque a verdade não agrada ou vai contra seus objetivos. Falar m... seria um inimigo ainda maior da verdade porque dispensa qualquer conhecimento sobre ela. Por seu desprezo pela necessidade de ter informações corretas para distorcer, o falador de m... goza de mais liberdade para criar: basta inventar qualquer coisa e pronto.
As palavras ditas por quem fala m... podem ser exatamente iguais às de quem diz a verdade, mas isso não transforma uma em outra.
Um dos aspectos mais interessantes é a idéia de que a m... não é uma coisa em si, mas o resultado de um sistema caracterizado pela ignorância e pela preguiça. A premência da m... na contemporaneidade à sua complexidade e à “convicção generalizada de que é dever do cidadão, numa democracia, ter opiniões sobre tudo ou, pelo menos, tudo aquilo que diz respeito à condução de seu município, estado e país”.
Basta ir a qualquer banca de jornais para perceber que o imenso volume de tópicos e sua especialização cada vez maior fazem crescer diariamente nossas oportunidades de ignorância. Assim, parece ser inevitável falar m... em diversas ocasiões e, mais grave ainda, tolerar a falação de m... como estado natural para conduzir qualquer debate.

Jairo dos Santos – PT
vereador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu