O balanço do Projeto Caravanas do Conhecimento foi positivo

Secretaria de Educação de Ubatuba faz balanço do “Interior na Praia”

As crianças não só passearam, como também aprenderam sobre a história e a geografia de Ubatuba

A Secretaria de Educação de Ubatuba divulgou um balanço geral do Projeto Caravanas do Conhecimento, módulo “Interior na Praia”, realizado entre os dias 9 e 27 de janeiro.Aproximadamente 700 crianças da rede estadual de ensino de 15 cidades do interior e de uma escola da capital estiveram em Ubatuba alojadas na Escola Municipal Padre José de Anchieta. A maior delegação veio de Indiaporã, com aproximadamente 80 alunos; Castilho foi o município mais distante (800 km); Onda Verde e Arujá foram consideradas pelos coordenadores as delegações mais animadas.
As praias visitadas pelas crianças foram Perequê-Açu, Enseada, Tenório e Ubatumirim. Entre os passeios Projeto Tamar, Pista de Skate, Casarão da Fundart e Mercado de Peixe. Nos passeios as crianças eram acompanhadas por professores de história e geografia, que explicavam sobre os locais visitados, levando a elas informações históricas sobre o município de Ubatuba. Teatro, manipulação de bonecos, e concurso de garoto e garota verão também fizeram parte da programação.
A maior atração para as crianças foram as pranchas de bodyboarding, cedidas pela Secretaria, para que elas pudessem curtir as ondas da “Capital do Surfe”. O Corpo de Bombeiros disponibilizou salva-vidas em todos os passeios. Foram servidas aproximadamente 15 mil refeições (café, lanche, almoço, lanche e jantar) durante os 12 dias e 800 kits de lanches para a viagem de volta.
O coordenador de eventos da Secretaria de Educação de Ubatuba, Edison Soler, disse que apesar de cansativa, a missão foi cumprida com êxito. “Pra nós foi um trabalho árduo. Imagine cuidar de mais de duzentas crianças em uma praia. Mas a recompensa veio em cada sorriso recebido”, disse Edison. Cada delegação recebeu um CD com imagens que será apresentado aos alunos que não puderam participar do projeto. PMU


Prefeitura de Ubatuba multa 40 proprietários de terrenos baldios

Notificações começaram pelo bairro do Itaguá, onde mais de 70 proprietários de terrenos baldios foram autuados; ações visando manter terrenos limpos se estenderão para outros bairros da região central

A Prefeitura de Ubatuba continua com os trabalhos de notificação de proprietários de terrenos baldios no bairro do Itaguá, onde foram registrados até agora 72 autuações. Nos próximos dias a Prefeitura irá autuar mais 39, ainda no mesmo bairro. Dos proprietários notificados até agora 25 atenderam a solicitação da Prefeitura, sete não receberam a notificação e 40 foram multados em R$ 500,00, cada. Os proprietários são notificados via Correios.
Essa ação da Prefeitura é um trabalho conjunto entre as secretarias de Obras, Arquitetura e Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que teve início do final do ano passado e visa manter os terrenos baldios limpos. Segundo o secretário de Arquitetura, Rafael Ricardi Irineu, hoje 45% dos processos protocolados na secretaria são denúncias de terrenos baldios, que acabam culminando no acúmulo de muito lixo, provocando a proliferação de bichos e insetos.
Ainda de acordo com Irineu, hoje a Prefeitura enfrenta duas situações. Na primeira o proprietário é notificado e executa a limpeza do terreno dentro de 30 dias. Na segunda situação a notificação é ignorada pelo mesmo, que não limpa o terreno no prazo estipulado pela lei, não paga a multa e fica inadimplente perante a Prefeitura.

Nova medida

Com essa nova medida adotada pela Prefeitura o proprietário é notificado e caso ele não faça a limpeza em trinta dias a própria Prefeitura executará a limpeza dos terrenos e o valor do serviço será lançado no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do ano seguinte. O valor a ser cobrado do proprietário para execução dos serviços de limpeza de terrenos será de R$ 1,77 por metro quadrado.

Outros bairros

Segundo a secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano, depois do Itaguá, essa ação se estenderá para os bairros da Estufa I, Centro, Perequê-Açu e Jardim Carolina. A lei, permitindo que a prefeitura execute o serviço, caso o proprietário não o faça, é antiga e foi proposta pelo prefeito Eduardo César, quando era vereador na sua segunda gestão. Para ele, é preciso que a Prefeitura atue com rigor para garantir a limpeza urbana e evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?