Notícias da Prefeitura

I Festival de Marchinhas movimenta artistas ubatubenses

Os três dias de Festival de Marchinhas, no último fim de semana, dias 17, 18 e 19, reuniu artistas e amantes do carnaval antigo ubatubense. Foram 30 marchinhas inscritas, em que os temas satirizavam, caracteristicamente, fatos da atualidade mundial, nacional e municipal. Predominaram as críticas ao escândalo do governo Lula, mas também houve críticas bem humoradas sobre o terrorismo e sobre os últimos acontecimentos da política regional.
Foram cinco as marchinhas selecionadas e premiadas. O primeiro lugar foi para "Cadê?", composição de Mariza Taguada, que fala sobre a polêmica da amendoeira retirada da Avenida Iperoig. A música "Confete e Serpentina", de Ricardo Benetti, foi escolhida como a de melhor letra. Dona Ophélia Lopes, a já consagrada seresteira da cidade interpretou duas músicas de sua autoria e ficou em 3º lugar na competição com o tema "Bloco dos Pinantes".
O 4º lugar ficou para o cartunista, pintor e compositor Capop, com a música “Sou deputado e deputada”. A 5ª colocação foi conquistada pela marchinha intilutada “Mensalinho”, composta por Eliana Campora e interpretada por Sandra Regina. Os vencedores receberão seus prêmios durante o bailes tradicionais do Carnaval da Fundart, que serão realizados na praça Exaltação à Santa Cruz, durante todos os dias do carnaval. PMU

Foto: Paulo Zumbi


Inauguração da sede da Regional Norte reuniu secretários, associações de bairros e comunidade local

A população local compareceu para comemorar a presença da Prefeitura mais perto de seus bairros

A Prefeitura inaugurou no último sábado,18, a sede que abriga a Administração da Regional Norte, no bairro do Puruba, em uma solenidade que reuniu, além do prefeito Eduardo César e seu vice, Domingos dos Santos, diversos secretários municipais, presidentes de associações de bairro e comunidade local.
A existência Regional Norte, que tem à sua frente o administrador José Roberto Júnior, morador do Puruba que há muitos anos acompanha de perto as necessidades da população da região, significou a concretização de uma promessa de campanha do prefeito Eduardo César de levar a administração pública para perto das pessoas que residem em locais afastados e que muitas vezes não têm tempo e disponibilidade para se deslocarem ao Centro da cidade.
Desde sábado, então, munícipes residentes da Itamambuca ao Camburi podem se dirigir à sede da Regional Norte para a busca de soluções de seus problemas relacionados ao município. Na ocasião foi também inaugurada a Unidade de Saúde do Puruba, que passou por uma ampla reforma e adequação do seu espaço físico, visando um melhor atendimento para a população da região.
Compareceram associações de bairro do Félix, Picinguaba, Ubatumirim, Puruba, Promirim, Almada, Fazenda e o cacique Altino, representando a Aldeia Guarani Boa Vista. Dos secretários municipais, fizeram parte do evento Luiz Felipe Azevedo (Turismo), Valéria Gelli (Agricultura, Pesca e Abastecimento), João Paulo Rolim (Obras), Andrade Henrique dos Santos (Segurança Pública), Silvio Bonfliglioli (Administração), Bittencourt Jr (Esportes e Lazer), Gilson da Silva (Finanças), Walter dos Santos Júnior (Ouvidoria), Marcos Franco (Saúde), além do chefe de gabinete, Délcio José Sato, da assessora de expediente do gabinete, Denise Silveira e do comandante Carvalho, da Guarda Municipal. Os vereadores Charles Medeiros e Luciana Machado representaram o Legislativo.

Preservação da cultura caiçara

O vice-prefeito Domingos dos Santos lembrou que a presença de uma sede administrativa da Prefeitura na região norte vai, além de levar atendimento às reivindicações daqueles munícipes, incentivar a preservação da cultura caiçara local, já que naquela região conservam-se mais os costumes e cultura caiçara do que nos demais locais do município. “É necessário que a região norte tenha uma atenção especial para dar continuidade à tradição caiçara, despertando ainda mais a atenção e interesse dos visitantes. As pessoas devem ter conhecimento que além de toda a beleza natural, Ubatuba tem uma cultura própria. Isso vai possibilitar que os caiçaras também tenham a oportunidade de viver do turismo, gerando empregos e renda. O primeiro passo já foi dado com esta inauguração”, comemorou Domingos dos Santos.

Realização de um sonho

José Roberto Júnior comemorou o que para ele foi a realização de um sonho: “agradeço a Deus por estar aqui com todos vocês, numa conquista para mim e mais oito mil pessoas que ficaram esquecidas pelas prefeituras dos últimos 20 anos. Nenhum outro prefeito fez tanto por nós como o Eduardo César, em apenas um ano de governo, assumindo as responsabilidades com a comunidade da região norte”, disse Júnior. Em novembro, por exemplo, foram instalados dez telefones públicos na região, após o prefeito ter enviado ofício ao Superintendente Regional da Telefônica solicitando a implantação do serviço telefônico fixo em alguns bairros.
Na ocasião foram instalados dois aparelhos no Sertão do Puruba, dois na praia do Puruba, dois no Cambucá, dois na praia da Almada e dois orelhões no Sertão do Ubatumirim. Os aparelhos telefônicos funcionam via satélite. De acordo com Júnior, cerca de 2.500 pessoas foram beneficiadas diretamente. "Essa era outra reivindicação antiga destas comunidades que sofriam há anos com a falta de comunicação. Tratava-se também de mais uma promessa de campanha do prefeito Eduardo César que foi cumprida já nesse primeiro ano”, recordou o administrador.

Lista de ações

O prefeito Eduardo César mostrou satisfação pelo momento político de um ano de governo. Em sua fala durante a inauguração, o prefeito lembrou que a população da região norte estava numa situação em que precisava ter alguém para, pelo menos ouvir suas críticas, reclamações e sugestões. “Por isso começamos a implantação da Regional Norte e ainda vamos comemorar muito, acelerando o ritmo e mostrando à sociedade que em um ano não se faz mágica, ainda mais quando se encontra a cidade na situação que eu encontrei quando me elegi. As críticas são veementes, mas Ubatuba está acima disto e nosso partido é Ubatuba”.
Eduardo César agradeceu a todos que enxergam que ainda faltam três anos de governo e pediu avaliação criteriosa para quem diz que não viu nada ser realizado. O prefeito aproveitou a grande presença de munícipes para apresentar uma lista de ações que pretende colocar em prática: ampliações na Guarda Municipal, reformas na sede da Polícia Ambiental, na Delegacia de Mulher, Polícia Rodoviária e Ciretran.
Urbanizações nas orlas do Perequê-Açú, Iperoig, Itaguá, Maranduba e Praça 13 de Maio; pavimentação das ruas do centro, com a liberação da usina de asfalto; construção de quatro quadras poliesportivas e duas piscinas; implantação das ciclofaixas; retirada do Parque Trombini para executar a reurbanização; construção de um monumento ao surfe no trevo da Praia Grande; a contratação de cem homens para uma frente de trabalho; construção de escolas no Horto, Ipiranguinha e Centro; creches para 480 crianças; elaboração da fase final para o Centro de Convenções; 50 casas para a Aldeia Boa Vista; 128 casas do CDHU para o Taquaral e 50 casas para o bairro da Marafunda, entre outras ações foram anunciadas pelo prefeito, que disse que se pelo menos metade delas saírem do papel se sentirá com a sensação de missão cumprida. “O nosso objetivo não é a reeleição e sim ter a Ubatuba que sonhamos, agir com dignidade, transparência e com a cabeça erguida, sabendo que fiz minha parte. Devemos esquecer um pouco das próximas eleições e pensar mais nas próximas gerações”. PMU


Prefeito percorre Região Oeste ouvindo população e Associações de Bairro

O prefeito Eduardo César esteve na última segunda-feira, 20, percorrendo os bairros da Região Oeste de Ubatuba, com o intuito de ouvir solicitações e reclamações referentes às necessidades de cada comunidade. Primeiramente o prefeito se reuniu com a associação do Morro das Moças, na qual seu presidente, Jorge de Paula reivindicou uma área de lazer para o bairro. Eduardo César disse que vai analisar junto ao departamento jurídico da Prefeitura a possibilidade de construção da referida área e assim que possível dará um retorno à comunidade local.
Em seguida o prefeito ouviu a Associação dos Moradores do Parque dos Ministérios (Amopan), que fez pedidos referentes às ruas do bairro que sofrem freqüentemente com as chuvas. A presidente da Amopan, Madalena Domingues Leite e toda a diretoria da associação ouviram do prefeito que o processo de capina já está sendo realizado por uma equipe da Prefeitura e que após o carnaval devem começar as obras de aterro no local. Madalena ficou contente com a presença do prefeito no bairro: “estou satisfeita vendo o prefeito atendendo de perto aos pedidos das associações e dos moradores”. Outra solicitação da Amopan foi a construção de uma creche, sobre a qual o prefeito informou que está transitando um processo licitatório para viabilizá-la.
Dando continuidade à agenda, o prefeito esteve com os organizadores do evento “Paixão de Cristo”, da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Foram pedidos apoio para o evento e várias outras solicitações. Eduardo César se prontificou a ajudar.
Finalizando a visita à Região Oeste, o prefeito esteve com a Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha (SABI), que pediu atenção principalmente ao trânsito na Rua da Cascata e à construção de uma área de esporte e lazer. O resgate da juventude ociosa, com desenvolvimento de projetos sociais também foi requerido pelo presidente da SABI, Adilson Lopes. “É muito importante o retorno do prefeito ao bairro, conversando com os diretores das associações. Vendo a proximidade do prefeito com a população acreditamos que ele esteja realmente engajado na busca de soluções para nossos problemas, em um bairro tão grande e tão carente como o Ipiranguinha”, disse Adilson.
Eduardo César falou ainda da construção da ponte que vai ligar a Rua da Cascata com a Rua Frei Tarcísio, obra que terá início no próximo mês. Para a Festa do Trabalhador, em maio, o prefeito falou sobre pavimentação da Rua do Cravo e inauguração do palco na Praça Madre Sofia. PMU


Telefonia fixa chega a bairros do extremo sul de Ubatuba

Na segunda-feira, 20, o prefeito Eduardo César, acompanhado da Assessora de Assuntos Comunitários Silvana Niel e dos vereadores Luciana Machado e Osmar de Souza, esteve em uma reunião na região sul de Ubatuba para anunciar a instalação de mais 120 pontos de telefonia fixa individual, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores. A reunião contou também com a presença de Arnaldo de Souza Filho, representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Diversos representantes de associações de bairro estavam presentes à solenidade, que foi na verdade a comemoração de mais uma conquista para toda a região sul de Ubatuba. O presidente da Sociedade Amigos Águas do Ingá, Joeder Feijó, agradeceu a presença das autoridades e abriu a solenidade falando da importância da chegada da telefonia fixa à região. “Essa luta foi possível porque não paramos frente à primeira dificuldade. Lutamos juntos e chegamos a esse momento vitorioso”, disse Joelder.
A vereadora Luciana Machado aproveitou a ocasião e solicitou mais melhorias para o bairro. “Chegamos a essa conquista, mas não podemos parar. A região precisa agora de iluminação e asfalto”, pediu Luciana. Em seu pronunciamento, o prefeito Eduardo César se comprometeu a colocar sua equipe de trabalho para fazer estudos sobre a viabilidade das reivindicações apresentadas pela vereadora e também comemorou o fato da união de esforços ter levado a telefonia à região.
“Quando a sociedade se organiza é possível obter conquistas. Hoje temos aqui o exemplo: Prefeitura, Câmara, ANATEL e associações de bairro comemorando a conquista da telefonia fixa. Que esse passo, que demonstrou união, sirva de exemplo para outros a serem dados”, disse Eduardo.
20% das linhas já foram instaladas e os moradores que desejarem uma linha em sua residência devem fazer a solicitação por meio do telefone 08001011515. PMU


Último dia de inscrições para processo seletivo que irá contratar trabalhadores braçais

Esta quarta-feira, 22, é o último dia para os interessados em participar do processo seletivo no qual a Prefeitura vai contratar cem pessoas para trabalhos braçais se dirigirem ao Ginásio do Tubão, das 9h às 17h, munidos de RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência em Ubatuba e certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos.
Para concorrer às vagas, o candidato deve ser maior de 18 anos e estar desempregado. Entre os cem a serem contratados, dez serão mulheres. Os trabalhadores deverão realizar serviços em toda a extensão do município. Os horários e locais das provas serão anunciados nos dias 24 e 25 de fevereiro. A primeira prova acontece no dia 5 de março. Os resultados saem no dia 10 de março e a publicação da lista de aprovados e convocação serão no dia 17 de março. A contratação obedecerá à ordem classificatória dos candidatos. A Prefeitura vai fornecer aos contratados transporte, cestas básicas, equipamentos de proteção individual e ferramentas. Até a tarde da terça-feira, 21, 200 pessoas já haviam se inscrito no Ginásio do Tubão. PMU


Casa do brinquedo completa um mês de alegria no Centro Materno-Infantil

A parceria entre Secretaria de Educação, Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Saúde resultou em um ambiente que propicia a distração e a cura das crianças

A Casa do Brinquedo completou nesta semana um mês de atendimento no Centro Materno-Infantil do Posto de Saúde Central. Durante este período, passaram por lá 668 crianças, de 0 a 12 anos. São crianças que, em sua maioria, aguardam por consultas médicas, mas também brincam os irmãos dessas crianças ou acompanhantes dos adultos que passarão por consulta no pronto-atendimento.
No corredor do Centro Materno-Infantil, um ambiente totalmente transformado. Além da Casa do Brinquedo, as paredes foram todas pintadas com um cenário típico de Ubatuba. Os desenhos mostram belos cenários, muita natureza, crianças brincando na praia, pais e mães caiçaras, mulheres grávidas, bolas, pipas e pranchas. A pediatra responsável pelo Centro Materno-Infantil, Dra. Márcia de Carvalho Pinto, afirma que a nova ambientação mudou totalmente a rotina de trabalho: “não se ouvem mais choros desesperados de crianças que aguardavam impacientes o atendimento. Dá para perceber uma mudança até mesmo no comportamento das mães. A agressividade com a criança diminui, as mães observam, participam das brincadeiras. Esses fatores afetam diretamente no estado emocional das crianças. Elas entram no consultório mais alegres e confiantes”.
A coordenadora do programa “Casa do Brinquedo” da Secretaria Municipal de Educação, Renata Ramos Martins, diz que “a prática do brincar” dentro de um centro de saúde é algo extremamente útil. Segundo ela, além do trabalho de equilíbrio emocional com a criança, existe uma preocupação em sensibilizar os adultos sobre a importância da brincadeira na vida das crianças. “O brincar é natural na criança. Os pais precisam perceber que existe essa necessidade e que ela é relevante no crescimento físico, psicológico e moral. Aqui, no Centro Materno-Infantil, a Casa do Brinquedo tem uma função terapêutica. Enquanto a criança está brincando, ela não pensa que está doente, sente-se encorajada para buscar a cura e poder brincar mais”, diz Renata.

Casa do Brinquedo Itinerante

Além dessa sede fixa no Centro Materno-Infantil, a Casa do Brinquedo tem um programa Itinerante, que leva centenas de brinquedos às escolas da rede municipal de ensino, com monitores especializados, do Camburi a Maranduba. Às terças feiras, o programa visita as escolas da região norte, às quartas, na região sul e às quintas, região oeste e centro.
Uma sede fixa da Casa do Brinquedo está programada para ser inaugurada no mês de março. Ela estará aberta ao público a partir do segundo semestre de 2006 e funcionará em um prédio especial, que lembra um castelo. Serão atendidas crianças de toda a cidade, inclusive turistas, gratuitamente. A sede fixa ficará na Rua Salvador Correia, nº 276, Centro. Para entrar em contato, ligue: 3832-1608

Planos para o futuro

Está em discussão também a implantação de uma “Casa do Brinquedo” na Santa Casa de Ubatuba. Renata diz que esse é “um sonho que começa a ser semeado”. Do ponto de vista da secretária de Educação, Patrícia Veloso Pereira, esse tipo de parceria é proveitosa para todas as partes envolvidas. “Qualquer lugar que puder inserir em seu contexto a educação e o trabalho lúdico é de interesse da Secretaria de Educação. A Casa do Brinquedo proporciona às crianças noções de valores, impõe limites e estimula a convivência, ao mesmo tempo em que diverte e traz alegria. Esse tipo de atividade cabe em qualquer lugar onde as crianças estejam, não só nas escolas”. PMU


Natação e biatlo colocam Ubatuba no alto do pódio

O pódio de duas competições foi muito freqüentado por atletas de Ubatuba no último final de semana. No sábado, 18, 30 atletas de Ubatuba participaram da prova de Biatlo do Projeto Férias 2006, da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, na praia do Indaiá.
O vencedor da categoria geral foi Ronaldo Teodoro da Silva; na categoria mirim masculino, os três primeiros colocados foram de Ubatuba, Ricardo Miranda Gouveia, Rômulo Ayron Cabral Santos e Caio César P. dos Santos, que ficaram com o 1º, 2º e 3º lugar respectivamente; Stefany Ingrid Luz conquistou o primeiro lugar no mirim feminino; a vitória na infantil feminino foi de Camila Montini de Farias, enquanto Ramadan Mohamad El Ali venceu na juvenil masculino; outra dobradinha aconteceu na categoria máster, com as vitórias de Cláudia Regina e Ricardo Oliveira; na veterano masculino, vitória de Luis Cláudio Gonçalves e no veteraníssimo Nelson Domingos ficou com o primeiro lugar,.
Natação - Já no domingo, 19, uma equipe composta por 18 atletas de Ubatuba participou da 1ª Etapa do Costa Verde de Natação de Mar, na Praia Grande, em Angra dos Reis. Confira os principais resultados dos atletas de Ubatuba: infantil masculino -1º Igor Gonçalves, 2º Rômulo A. C. dos Santos, 3º Ricardo Miranda; juvenil masculino – 1º Felipe Costilhas, 2º Jorge Eduardo S. Oliveira; juvenil feminino – 1º Camila Montini de Farias; veterano – 1º Emerson Origuela; veteraníssimo – 3º Rivaldo Oliveira. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu