Notícias da Prefeitura


Antônio Jorge, mostra obra do canil

Prefeito acata decisão do Comus e finaliza convênio com Apauba

Com essa medida, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde assume canil da Apauba e o programa de castração de animais

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Saúde, assumiu oficialmente, no último dia 6, a responsabilidade pelos cães que vinham sendo cuidados pela Associação de Proteção aos Animais de Ubatuba (Apauba). Com o final do convênio entre Prefeitura e Apauba, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) passará a realizar também as castrações dos animais da cidade.
A decisão de romper o convênio, que existia desde 2003 e repassava à entidade uma verba de R$ 10 mil ao mês, foi tomada a partir da deliberação do Conselho Municipal de Saúde (Comus), aliada a uma determinação do Ministério Público. Essa reformulação tem como objetivos proporcionar melhores condições de vida aos cães, bem como minorar os custos dessas atividades, uma vez que as castrações serão realizadas por profissionais da própria secretaria.

Reestruturação

O Centro de Controle de Zoonoses está passando por uma adequação para receber os cães que estão abrigados no canil da Apauba atualmente. Em setembro, a Secretaria de Saúde contratou uma veterinária, profissional que não existia até então. Duas novas vagas serão abertas, através de concurso, ainda em 2006. As obras de ampliação do CCZ devem ser inauguradas no dia 10 de março. Em relação às castrações, a Secretaria de Saúde está adquirindo uma Unidade Móvel que levará esse serviço aos bairros. Segundo o secretário de saúde, Dr. Marcos Franco, essa medida proporcionará um atendimento igualitário às comunidades, atingindo até mesmo os bairros mais distantes.
“Junto com o processo de compra da unidade móvel, nós estamos organizando a lista de espera, traçando prioridades e fazendo um planejamento para a castração no município. O serviço de castração será levado a todos os bairros da cidade.”
Dr. Marcos afirma ainda que está sendo criado um conselho gestor de unidade voltado para as ações do CCZ. Esse conselho será formado por entidades como a Apauba e pessoas interessadas.
“Esse tipo de conselho tem como objetivo nortear as ações do poder público, de forma participativa e democrática”.

Assumindo as devidas funções

“O verdadeiro papel de uma instituição como a Apauba é realizar um trabalho de conscientização com a comunidade, estimulando a posse responsável de animais. Além disso, por ser uma sociedade defensora dos animais, é preciso verificar denúncias de maus tratos e promover campanhas de doação de animais abandonados”, afirma a presidente da Apauba, Maria Angela Pagliacci.
Por outro lado, “a responsabilidade da Secretaria de Saúde, neste sentido, é realizar o controle de zoonoses no município. Isso significa que, além das campanhas de vacinação, a Administração Pública tem que se preocupar com o controle da população canina e a guarda dos animais abandonados”, afirma o chefe de saúde coletiva, Antônio Jorge Araújo.
Ambas as partes afirmam que a transição está acontecendo amigavelmente e que o trabalho conjunto determinará uma melhora significativa, tanto na vida dos animais quanto no atendimento à população. O prefeito Eduardo César diz que considera positiva a mudança, uma vez que ações eram onerosas e os recursos, insuficientes. “Com essa reestruturação, nós teremos condições de baixar consideravelmente o custo das castrações, já que elas serão realizadas por profissionais da própria secretaria. Isso se refletirá na qualidade de vida dos animais que hoje se encontram no canil. A Apaúba, por sua vez, poderá continuar prestando um inestimável serviço à comunidade, pois o estímulo à posse responsável diminui a incidência de abandono”. PMU


Novos secretários assumem pastas criadas na reestruturação administrativa

Aprovada pela Câmara Municipal no final do ano passado, a reestruturação administrativa começou a ser implantada na Prefeitura de Ubatuba. Assumiram nesta semana as pastas da Ouvidoria Geral e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o contador Walter dos Santos Júnior e Andrade Henrique dos Santos, respectivamente.

Remanejamento

Na Secretaria de Meio Ambiente assumiu a pedagoga e educadora ambiental Cristiane Gil. No Gabinete do Prefeito foram feitos alguns remanejamentos de pessoal visando maior agilidade e melhoria nos serviços prestados. Délcio José Sato passa a ocupar a chefia de Gabinete; Denise Martins Silveira responde agora pela Assessoria de Expediente de Gabinete; Silvana Niel é a nova Assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários e René Nakaya responde pela Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Municipal. “As mudanças visam uma adequação dos papéis de cada assessor, aproveitando melhor o perfil de cada um com o objetivo maior de melhorar o nosso atendimento ao munícipe”, destacou o prefeito Eduardo César. PMU


Prefeitura se reúne com comerciantes para esclarecimentos sobre ciclofaixas

A Prefeitura de Ubatuba vai realizar na próxima segunda-feira, 13, às 19h30, no salão da Escola Anchieta, mais uma reunião com os comerciantes que possuem pontos nas ruas Thomas Galhardo e Conceição para reapresentar o projeto cicloviário que será implantado no município. A primeira fase do projeto é a que prevê a implantação das ciclofaixas nestas duas ruas, que são consideradas as de maior fluxo e com maior necessidade de possuir uma parte destinada à circulação exclusiva de bicicletas.
Da reunião participarão, além dos comerciantes convidados, o Secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu; a contadora da Comtur, Mara Cibeli Fragnhani; o chefe do Serviço Municipal de Trânsito, Ronaldo Lopes e o arquiteto urbanista Sérgio Bianco, que elaborou os estudos para a implantação do referido projeto. “A introdução das ciclofaixas vai servir para dar condições de circulação segura aos ciclistas, para que assim eles passem a ter maior conhecimento das leis de trânsito e num futuro próximo possamos autuá-los se vierem a trafegar erroneamente”, explica Ronaldo Lopes.
A Secretaria de Arquitetura e Urbanismo deve apresentar propostas para diminuir a quantidade de pontos de ônibus e discutir locais para a implantação de bolsões de estacionamento. Serão discutidas também as vantagens e desvantagens de utilizar a Zona Azul para organizar o estacionamento de veículos na região. Está previsto todo um sistema de reeducação no trânsito, que deve ocorrer por meio de folhetos informativos e palestras em escolas.
As ciclofaixas, que seriam implantadas no fim do ano passado, começarão a ser pintadas no início de março, a pedido dos comerciantes que preferiram esperar o término da temporada de verão.

O Projeto Cicloviário

O sistema consiste numa rede de ciclovias, ciclofaixas, projeto de sinalização viária e de identificação, sistema de bicicletários (ampliando os já existentes na cidade), paraciclos e a construção do bikeline, uma faixa destinada às bicicletas, localizada após a faixa de estacionamento de carros. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu