Lula e a pesca

Benefícios para a pesca de Ubatuba no governo Lula

Gerson Florindo
Torna-se oportuna a divulgação desta matéria, no momento em que se realizou a 2º Conferência de Pesca, nos dias 14 e 15 de Fevereiro ultimo, em Itanhaém, litoral Sul de São Paulo, com a participação dos pescadores de Ubatuba.
A política social do governo LULA tem colocado os pescadores de Ubatuba na rota do crescimento do País. O PRONAF Pesca (Programa nacional da Agricultura familiar direcionado a pesca) já liberou, mais de um milhão de reais em créditos para os pequenos e médios pescadores através do Banco do Brasil. É a primeira vez na história, que os pescadores de Ubatuba são beneficiado com tamanha magnitude. O dinheiro é destinado à aquisição de novas embarcações, investimento em equipamentos, tecnologia de pesca e na segurança dos pescadores, afirma Cláudio dos Santos, pescador e presidente da Colônia Z-10 Ubatuba.
O governo Federal, através da SEAP fomentou de fato a pesca, considerada entre as três economias principais no município de Ubatuba. O montante faz parte de um processo de inclusão social, de auto-estima para a categoria pesqueira e deve ser comemorado, afirma Gerson Florindo da ONG Cidade & Cidadão e Vice Presidente do PT de Ubatuba, que acompanha a discussão da pesca no município de Ubatuba.
O governo vai ainda mais longe, são mais de cinqüenta barcos de pesca no programa de subvenção do óleo Diesel, 120 aposentadorias especiais e 500 pescadores são beneficiado no período do seguro defeso.
Está em andamento a execução de um projeto no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) liberado do Governo Federal para a Maricultura. Está previsto também a reforma do Mercado Municipal de Peixe conforme disse Valeria Gelli, Secretaria de Agricultura e Pesca de Ubatuba.
Ainda para este ano o deputado federal Ricardo Berzoine, em conjunto com a deputada estadual Ana do Carmo, já firmaram convênios com a SEAP (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca) no valor de R$ 180.000,00 para a construção de um estaleiro para embarcações de pequeno e médio porte, na Barra dos Pescadores.
O Diretório do PT está acompanhando um estudo para um conjunto de políticas públicas direcionadas à Pesca e à Agricultura, que inclui abastecimento, transporte, entreposto de pesca, SIF (selo de inspeção federal) cooperativas e geração de emprego e renda, que será entregue ao Senador Aluízio Mercadante, possível candidato ao governo do Estado.
A população também sairá beneficiada, pois os investimentos e incentivos à produção, diminuem o custo da pesca, melhoram o aproveitamento e a qualidade do pescado, tornando-o mais barato ao consumidor final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu